ALAGOAS – 11 municípios apresentam risco de surto de dengue

Através do Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) feito pelo Ministério da Saúde, Alagoas encontra-se entre os estados do Brasil que podem sofrer com surto de dengue neste ano. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) já deu início às ações para combater o mosquito transmissor do vírus da dengue.

Ao todo são 11 municípios com altos índices de infestação predial no Estado, o que representa uma situação de alto risco de surto para dengue, zika e chikungunya, que são doenças transmitidas pelo Aedes, são eles: Arapiraca, Carneiros, Craíbas, Coité do Nóia, Igaci, Major Isidoro, Maribondo, Palmeira dos Índios, São Sebastião, Senador Rui Palmeira e Taquarana.

Diego Pereira, gerente de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis da Sesau, relata que o estado está acompanhando de perto a situação destes municípios e disponíveis para prestar todo apoio necessário com cooperação técnica e capacitação de novos profissionais para evitar o aumento de criadouros do mosquito.

“Esses municípios que estão em situação de alerta e em situação satisfatória não podem relaxar. Eles precisam mesmo diante da situação do LIRAa estar em alerta também. Então, abram suas casas e deixem os agentes de endemia fazerem os seus trabalhos”, disse Diego.

São mais de 1,6 mil agentes de endemias espalhados pelos municípios alagoanos trabalham com ações educativas durante as visitas residenciais. Além disso, desenvolvem pesquisas e tratamento de eliminação de larvas e criadouros.

Segundo o sanitarista da Fiocruz Brasília, Cláudio Maierovitch, Alagoas, o tipo da dengue que mais se fez presente em 2019, foi o sorotipo 1. De acordo com informações do Ministério da Saúde, neste ano, o risco aponta para uma circulação em relação ao sorotipo 2, vírus que não se fez muito presente pelo Nordeste nos últimos anos, e que por essa razão a população pode apresentar sinais de vulnerabilidade, ficando mais suscetível a ser infectada.

“O sorotipo 2, há alguns anos, não circulava com muita intensidade pelo país e voltou a circular. E como ele estava distante muita gente era suscetível e não tinha imunidade contra ele. Tudo indica que a epidemia que foi grande em 2019 deverá continuar em 2020”.

Em 2019, foram registrados em Alagoas mais de 27 mil casos prováveis de dengue, além de 2.514 casos de chikungunya e outros 1.134 de zika. Até o dia 18 de janeiro deste ano, já são 69 casos de dengue e dois de Chikungunya notificados. Até o momento, não há registros de zika, segundo informações do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.

Chuvas no estado

Com o alto nível de chuva que vem ocorrendo neste início de ano em Alagoas, as probabilidades desse risco se alastrar para os outros municípios é imensa, pois o acumulo de água e a quantidade de lixo que encontra-se espalhadas por vias no estado é grande.

Botão Voltar ao topo
Fechar