Assistência Social atende famílias atingidas pelas chuvas

Doze famílias estão sendo atendidas no CASA

Em virtude das fortes chuvas registradas nesta terça (15) e quarta-feira (16), famílias tiveram que deixar suas casas localizadas em áreas de risco estão sendo atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Os encaminhamentos foram feitos pela Defesa Civil Municipal.

Ao todo, 12 famílias que precisaram sair de seus imóveis foram encaminhadas ao Centro de Atendimento Socioassistencial (CASA), para possível recebimento do auxílio-moradia, além de inserção em outros programas sociais.

A Semas também montou um abrigo provisório na Escola Frei Damião, no Benedito Bentes, mas as famílias atingidas pelas chuvas preferiram ficar alojadas em casa de parentes e amigos.

Abrigo provisório foi montado na Escola Frei Damião, no Benedito Bentes. Foto:Ascom Semas

Segundo o secretário de Assistência Social, Carlos Jorge da Silva, desde a madrugada da terça-feira, as equipes da Prefeitura estão trabalhando em conjunto para atender as famílias afetadas.

“Infelizmente em um dos deslizamentos aconteceu a morte de um bebê de 10 meses. A Prefeitura de Maceió está prestando atendimento a essa família nesse momento difícil, para que tenham todas as necessidades atendidas. Disponibilizamos o auxílio-funeral, transporte, acompanhamento na área de saúde, feito pela Secretaria Municipal de Saúde, auxílio-moradia e outros benefícios para a família. É uma ação integrada entre as secretarias”, disse Carlos Jorge.

É  muito importante que as famílias afetadas pelas chuvas acionem a Defesa Civil, pelo número 199, para receberem os atendimentos necessários. Após o contato da família, a Defesa Civil fará o registro da ocorrência e a equipe da Diretoria Operacional irá até a residência para verificar a situação e encaminhá-las ao serviços da Assistência Social.

 Auxílio-moradia

O  auxílio-moradia é um benefício eventual de caráter suplementar e temporário destinado ao atendimento exclusivo de famílias com filhos, domiciliadas no Município de Maceió, em situação de vulnerabilidade social temporária, situação de calamidade pública, como incêndios, desabamentos, deslizamentos, alagamentos, que se encontram temporária ou definitivamente desabrigados. O benefício é concedido por um período de seis meses, podendo ser renovado por igual prazo.

Famílias foram encaminhadas ao CASA para receber o Aluguel Social. Foto:Ascom Semas

Para ter acesso a esse benefício, além de comprovar domicílio no Município de Maceió, é necessário atender a um dos seguintes critérios: renda per capita mensal da família igual ou inferior a um quarto do salário mínimo; estar inserido no Cadastro Único do Município de Maceió ou ter passado pela avaliação socioeconômica do Serviço Social da Semas. As famílias que estão dentro do perfil recebem o auxílio-moradia no valor de R$ 250 para pagamento das despesas de locação residencial.

Vanessa Napoleão/Ascom Semas

Botão Voltar ao topo
Fechar