Avisos de chuva mantém Defesa Civil de Maceió em Nível Operacional de Atenção

Mapa do acumulado de chuva das últimas 48 horas. Fonte: Defesa Civil de Maceió

A Defesa Civil de Maceió recebeu, ao longo da tarde desta quinta-feira (13), dois novos avisos de chuva e mantém o Nível Operacional de Atenção para toda região de Maceió devido aos acumulados nas últimas 48 horas. Os avisos apontam para a ocorrência de pancadas de chuva que podem gerar acumulados significativos.

Os alertas foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e são válidos até às 10h e às 23h59 desta sexta-feira (14), respectivamente.

Os avisos advertem para a possibilidade de inundação, alagamentos e deslizamento de terra. De acordo com o anuário climático do Brasil, a média acumulada de chuva esperada para o mês de maio em Maceió é de 297 milímetros, entretanto, os pluviômetros da capital já registraram mais de 140 milímetros em 13 dias, o que representa 47% do volume esperado para o mês inteiro.

Defesa Civil de Maceió pode ser acionada pelo número 199 Foto: Defesa Civil

Segundo a coordenadora do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (Cimadec), Joanna Borba, os avisos consideram o volume de chuva previsto para todo o mês de maio e o volume registrado num curto período de tempo.

“Além do volume acumulado para o mês, os alertas consideram as últimas 48 horas, nas quais já superamos os 30 milímetros de chuva”, destacou Joanna Borba.

Recomendações

A Defesa Civil de Maceió recomenda aos moradores de áreas de risco que, em casos de emergência, acionem o órgão através do número 199 e ao sinal de perigo busquem abrigos seguros. O atendimento da Defesa Civil é 24 horas.

Planejamento

Nesta quarta-feira (12), como parte das ações do Previne Maceió, uma reunião alinhou os papeis de diversas secretarias municipais seja em ações preventivas ou em ações emergenciais, como demolição de imóveis ameaçados, locais que servirão de abrigo para as famílias desalojadas e transporte dessas pessoas.

Erik Maia/Secom Maceió

Botão Voltar ao topo
Fechar