Binário de Cruz das Almas: Ônibus têm redução no tempo de viagens de quase 70% em horário de pico

Após uma semana do início das operações do novo binário nas Avenidas Comendador Gustavo Paiva e Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, em Cruz das Almas, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) avalia os resultados obtidos com a intervenção. Com a adaptação dos condutores e o avanço das obras, os ganhos são significativos para os usuários do transporte coletivo, com o tempo de viagens dos ônibus sendo reduzido em quase 70% no horário de pico.

O tempo de viagens dos ônibus que operam na localidade diminuiu quase 70% no horário de pico. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

Tomando por base os dados dos aparelhos de GPS instalados nos veículos, com o passar dos dias e a adaptação dos condutores, a fluidez ocasionou essa redução no tempo das viagens. A avaliação considerou todos os dias da primeira semana de operações do binário, em comparação com a semana anterior, no horário de pico das 16 às 20h.

Registro durante horário de pico na Avenida Gustavo Paiva. Foto: Idalécio Lucas/Ascom SMTT

Antes, no sentido Jacarecica-Centro, os coletivos realizavam o trajeto em cerca de 15 minutos. Agora, é possível fazer o mesmo percurso em até oito minutos, com ganhos de quase 10% na análise de todo período. Na faixa que opera em contrafluxo no sentido Centro-Jacarecica, a redução semanal no tempo de viagem foi de 18%.

Já na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, os resultados são mais significativos. Antes, os motoristas faziam o percurso em quase dez minutos, agora, levam menos de três. A redução foi de 67,5%.

André Costa, superintendente da SMTT recomenda o uso das faixas da orla, onde o fluxo de veículos é menor. Joyce Juliana/Foto: Ascom SMTT

O superintendente da SMTT, André Costa, destaca que o objetivo do órgão é implementar medidas que melhorem a qualidade de vida dos maceioenses e visitantes da capital.

“Como um trecho ainda está em obras, nossa principal preocupação é proporcionar segurança aos condutores. Por isso, nossos agentes estão alertas no local. Como a maior parte da via já estava recapeada, mas sem sinalizações, para evitar acidentes, agilizamos a implantação do binário. A mudança já apresenta bons resultados e só tende a melhorar com a conclusão dos serviços”, pontuou André.

O titular da pasta acrescentou, ainda, a importância da adesão de quem transita pela região. Ele recomenda que a população opte pelo tráfego acessando a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, deixando a faixa que opera em contrafluxo disponível para os coletivos e pessoas que buscam os estabelecimentos comerciais e demais serviços no trecho que compreende o binário na Avenida Comendador Gustavo Paiva.

Luiz Oliveira, aprovou as mudanças e acredita que vai trazer benefícios para a população. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

O representante comercial, Luís Oliveira, aprovou as mudanças. “Eu sempre entro pela Gustavo Paiva e reconheço que antes tinha dificuldade no trânsito e na fluidez. Depois dessa mudança, a gente percebe a mudança. Geralmente, até mesmo pelo fluxo de clientes que eu atendo, eu retorno pela praia e, hoje, com as duas vias estando livres, a melhoria foi grande. Sei que o binário vai trazer muitos outros benefícios”, contou.

Ordenamento viário

As equipes seguem acompanhando as mudanças para executar ajustes, sempre com o objetivo de organizar o fluxo viário e garantir a segurança viária de pedestres, ciclistas e condutores que transitam pela região.

A operação de semáforos também compreende a avaliação das equipes do órgão municipal. O equipamento localizado na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em frente ao Condomínio Dom Adelmo, passou alguns dias em modo intermitente e já opera em nova temporização.

Já o dispositivo próximo a Ladeira do Óleo, permanecerá intermitente para para análise e ajustes devido às recentes mudanças nas vias.

Semafóros ao longo da Avenida Gustavo Paiva, já estão em operação. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

Binário de Cruz das Almas

Com as intervenções, a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, antes com duas faixas de rolamento em direções opostas, passou a ter sentido único para Jacarecica no trecho que vai da Churrascaria Sal e Brasa até a Pousada Coqueiral.

Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, passou a ter sentido único para Jacarecica. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

Já no trajeto do Posto Shell/Mar Azul até a Avenida João Davino, das quatro faixas da Avenida Comendador Gustavo Paiva, três passaram a funcionar apenas em direção ao Centro. A última faixa iniciou as operações em esquema de contrafluxo, prioritariamente para a circulação do transporte público, mas poderá ser acessada por outros veículos para acessar estabelecimentos ao longo da via.

Ascom SMTT

Botão Voltar ao topo
Fechar