Cães e gatos resgatados continuam disponíveis para adoção

Animais foram recolhidos do Mercado da Produção após uma grande ação de reestruturação da Prefeitura de Maceió

Novos animais resgatados no Mercado da Produção, na Levada, estão prontos para ganhar um novo lar. Ao todo, 72 gatos e dois cães foram castrados e passaram por uma avaliação médico-veterinária, atestando que estão saudáveis e aptos para adoção. A ação faz parte de uma ação conjunta da Prefeitura de reorganização do Mercado iniciada em março.

Os animais estão sendo tratados na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), localizada na Cidade Universitária. O equipamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriga temporariamente os animais recolhidos e os encaminha para adoção.

Cães e gatos já estão castrados e tratados. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

Até o momento, 16 animais já ganharam um novo lar. Outros 100 animais continuam passando pela castração, que é realizada pelos médicos veterinários da Unidade, utilizando tanto o centro cirúrgico da UVZ quanto o Castramóvel, dotado de toda a estrutura para executar a operação. O veículo chegou para dar celeridade a estas ações e está em funcionamento desde o dia 29 de março.

Segundo Samy Barros, coordenador da UVZ, novas ações de recolhimento e resgates serão feitos à medida que os animais que já se encontram na Unidade forem adotados. “Temos muitos animais resgatados do Mercado da Produção e é importante que a população que esteja interessada em adotar, adote, e se comprometa a dar uma vida digna a esses cães e gatos. Com isso, poderemos resgatar novos animais, tratá-los e seguir na busca por um novo lar para eles”, explica.

Para adotar um dos animais, o interessado deve se dirigir até a Unidade de Vigilância em Zoonoses portando os seguintes documentos e obedecendo a algumas condições:

– Ser maior de 18 anos;

– Apresentar um documento de identificação com foto e CPF;

– Apresentar comprovante de residência;

– Assinar um termo de responsabilidade em que se assuma o compromisso de tratar o animal adequadamente.

A sede da UVZ funciona de segunda a domingo, das 9h às 13h. Ela está localizada no Loteamento Palmares, quadra 03, s/n, Cidade Universitária. Telefone para contato: 3312-5576.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar