Casa de Passagem Familiar realiza oficina de jardinagem

Participaram da aĆ§Ć£o cinco famĆ­lias assistidas pela unidade, localizada no Centro

A Casa de Passagem Familiar realizou com seus usuĆ”rios uma oficina de confecĆ§Ć£o de mini jardins ecolĆ³gicos. Enaltecendo a interaĆ§Ć£o e valorizaĆ§Ć£o da capacidade individual para construir novos projetos, a aĆ§Ć£o foi realizada nesta semana. O equipamento da Secretaria Municipal de AssistĆŖncia Social (Semas) promoveu, principalmente, questƵes ambientais, mostrando a importĆ¢ncia de utilizar materiais reciclĆ”veis como forma de decorar e ganhar dinheiro com a produĆ§Ć£o dos mini jardins.

Marcando a retomada de atividades junto aos usuĆ”rios da unidade de acolhimento institucional Roseane Farias, uma das facilitadoras da oficina, explicou que a dinĆ¢mica entre as famĆ­lias trabalhou o cuidado e a atenĆ§Ć£o no planejamento atravĆ©s da confecĆ§Ć£o dos mini jardins.

ā€œPor intermĆ©dio da equipe tĆ©cnica da Casa de Passagem Familiar e em parceria com os educadores sociais, a oficina sinalizou o retorno das aƧƵes em grupo com nossos usuĆ”rios. Sabemos que a realidade em que se encontram Ć© de vulnerabilidade social e o objetivo da dinĆ¢mica foi justamente promover a interaĆ§Ć£o e socializaĆ§Ć£o entre as famĆ­liasā€, pontuou a assistente social.

Como aparato de construĆ§Ć£o da capacidade de criaĆ§Ć£o coletiva e individual, a oficina de jardinagem utilizou materiais acessĆ­veis e reciclĆ”veis. Ao todo, cinco famĆ­lias participaram da aĆ§Ć£o, que promoveu, ainda, a identificaĆ§Ć£o com novos trabalhos e a elevaĆ§Ć£o da autoestima.

“Muitas das pessoas que estiveram presentes na oficina se sentem desvalorizados como ser humano, por isso buscamos trabalhar a construĆ§Ć£o de uma nova perspectiva de realidade. Por se tratar de um trabalho artesanal, trabalhamos a satisfaĆ§Ć£o em realizar atividades com suas prĆ³prias mĆ£os, alĆ©m da possibilidade de vendas dos objetos. Cada famĆ­lia ficou com o seu vasinho e todos trabalharam para a construĆ§Ć£o de um maior que ficou para harmonizar a Casa”, finalizou Roseane.

A Casa de Passagem Familiar proporciona acolhimento provisĆ³rio para famĆ­lias em situaĆ§Ć£o de rua.

Iara Alencar (estagiƔria) / Ascom Semas

BotĆ£o Voltar ao topo
Fechar