Cras Dom Adelmo leva adolescentes para o estádio de futebol para um dia de lazer

Assistência Social mantém parceria com Corpo de Bombeiros para promover ações de lazer e incentivar o bombeiro-mirim

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado, no bairro do Prado, em parceria com o Projeto Bombeiros Mirins, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, promoveu nesta quinta-feira (7), um dia de lazer para crianças e adolescentes que são usuárias do Cras. Cerca de 16 jovens participaram de atividades físicas em comemoração ao dia das crianças.

O projeto bombeiros mirins é parceiro da Secretaria Municipal de Assistência Social e sempre realiza ações voltadas para os jovens de Maceió. “Passamos para eles como é o trabalho do Bombeiro Militar, que é salvar vidas. Aqui eles aprendem como realizar os primeiros socorros, prevenção de acidentes, e prevenção de acidentes domésticos. Com essas orientações e técnicas passadas, eles aprendem e levam para dentro de casa, ” explicou o sargento Victor do Corpo de Bombeiro Militar de Alagoas.

Secretário esteve presente no estádio. Foto. Ascom Semas

Os monitores do projeto e equipes do SCFV levaram a garotada para o estádio Rei Pelé. Lá eles tiveram aulas de educação física, futebol e atletismo. Além das atividades lúdicas teve entregas de brindes e material escolar. “É um projeto que tem transformado vidas. Temos muitos depoimentos de mães que relataram que o comportamento dos filhos mudaram depois que eles tiveram acesso ao Serviço de Convivência e ao projeto” afirmou Djane Pacheco, coordenadora do Cras Dom Adelmo Machado.

Monitores do Cras. Foto. Ascom Semas

Alunos de 12 a 16 anos participaram do dia de lazer. Larissa Clara de 14 anos, é usuária há cinco anos do Centro de Referência de Assistência Social, ela mostrou emoção em fazer parte do projeto. “Uma experiência muito boa, estou muito feliz em fazer parte desse projeto. Hoje sou formada em bombeira-mirim. Aprendi, adquiri conhecimentos e hoje ajudo os meus colegas”, detalhou Larissa.

O secretário-adjunto de Assistência Social, Moacir Teófilo, esteve no estádio e acompanhou de perto o dia de recreação. Para o secretário é muito importante essa parceria entre a Semas e o CBMAL. “Essa parceria é muito importante porque fortalece os vínculos, tira a criança da ociosidade e por se tratar de um projeto do Corpo de Bombeiros ainda existe um fortalecimento de hierarquia, educação e respeito aos adultos. Só tenho a agradecer ao Corpo de Bombeiros por essa parceria”, comentou Moacir Teófilo.

Integrantes do Projeto e da Semas. Foto. Ascom Semas.

Projeto Bombeiro Mirim

O Bombeiro Mirim é um projeto de prevenção de acidentes que tem como objetivo capacitar estudantes do 4º ano do ensino fundamental das escolas públicas e particulares para agirem de maneira preventiva em situações de riscos de acidentes e contribuir para uma sociedade mais segura, além de envolver as famílias na consolidação dos princípios e valores éticos. É desenvolvido através de práticas suplementares ao processo educativo que promovem o exercício pleno da cidadania, orientações aos pais, visita ao quartel do Corpo de Bombeiros e visita em local com área aquática.

O Cras Dom Adelmo Machado fica na Rua João Lício Marquês, 458, Prado, telefone (82) 3312-5953. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos possui grupos de mulheres, idosos e crianças que realizam atividades socioculturais para manter os vínculos de pertencimento à comunidade e à família.

Mailson Franklin / Ascom Semas

Botão Voltar ao topo
Fechar