Crianças de unidades de acolhimento terão programação completa no mês da criança

Ações fazem parte do programa “Mês da Criança – Eu sou o Futuro”

Para celebrar o mês dedicado às crianças, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por intermédio da Coordenação da Criança e do Adolescente, criou o programa “Mês da Criança – Eu sou o Futuro”. As ações vão promover momentos lúdicos e de lazer para crianças, adolescentes e jovens que são acolhidos nas sete unidades de acolhimento institucional de Maceió. A programação vai contar com atividades recreativas que vão estimular as relações sociais e de pertencimento comunitário a meninos e meninas que são assistidos pela secretaria.

A coordenadora dos direitos da criança e do adolescente, Gabrielle Claudino, explicou a iniciativa de criar ações voltadas para a garotada acolhida nas unidades institucionais no mês dedicado às crianças.

“Ao todo atenderemos 83 usuários de sete abrigos da capital. O objetivo é promover um mês inteiro de atividades para crianças e adolescentes que estão nas unidades de acolhimentos de Maceió. O nosso trabalho tem a finalidade de ofertar a alegria atrelada à aprendizagem, proporcionando aos usuários oportunidades de comunicação, momentos de descontração e socialização”, pontua a coordenadora.

Programação

O pontapé inicial das atividades em prol das crianças e adolescentes será na segunda-feira (11), quando acontece o “Dia do Cinema”. A parceria foi feita entre a Coordenação da Criança e do Adolescente, o Maceió Shopping e a rede de cinema Kinoplex. A garotada vai acompanhar a sessão do filme “Patrulha Canina”, com o intuito de promover o entretenimento.

Já na quarta-feira (13), a programação será realizada no “Meu dia de Prefeito… A Maceió que queremos”. A criançada se encontra com o prefeito JHC. Na ocasião, 10 crianças, dentre elas, algumas com necessidades especiais, irão debater e traçar, junto ao gestor do município, políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

Na quinta-feira (14), as crianças vão participar do Festival de Sabores da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) para saborear os pratos dos chefs de cozinha alagoanos.

Na sexta-feira (15), será a vez do “Dia do Corpo de Bombeiros”. A ação contará com a visita das crianças ao quartel da corporação para conhecer os profissionais e sua rotina de trabalho.

Na semana de 18 a 22 de outubro, será a vez de aproveitar o “Dia do Futebol”, onde os meninos do Acolher, irão conhecer o centro de treinamento do CRB, o Clube de Regatas Brasil.

No dia 18, as crianças irão almoçar no Restaurante Hisbisco e Mar e Cia, e terão um dia de experiência gastronômica.

Na segunda-feira (25), a meninada vai realizar um passeio ecológico no Parque Municipal. O intuito é promover a aproximação dos jovens com a natureza.

O encerramento das atividades será realizado na quarta-feira (27), com um dia de recreação numa chácara para promover a interação entre a meninada.

O secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge, enfatiza a importância de construir ações voltadas para a socialização comunitária das crianças, adolescentes que estão acolhidos nas unidades institucionais ao desenvolver atividades que propiciam a integração dos meninos e meninas com a sociedade. Um exemplo do trabalho integrador da gestão do prefeito JHC ao valorizar e possibilitar a melhoria da qualidade de vida da garotada.

“É de extrema importância debatermos sobre o tema da primeira infância, pontuando também as questões envolvendo crianças e adolescentes. O objetivo desse calendário de atividades é justamente integrar e promover a socialização com ações proativas, pensando em acolher nossos jovens no cenário atual. É pertinente trazermos para a efetivação dos nossos serviços, esse olhar que prioriza a qualidade de vida desses meninos e meninas. Nossa intenção é promovermos mais atividades como essas em futuros eventos”, esclarece o secretário.

Programa de valorização das crianças e adolescentes

Focada em promover a socialização de crianças e adolescentes dos abrigos institucionais, a Diretoria de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos iniciou o Programa de Valorização voltado para meninos e meninas que vivem nas unidades de acolhimento institucional da Assistência Social. A primeira ação ocorreu no dia 28 de agosto, quando 57 crianças e adolescentes das instituições Acolher, Luzinete Soares, Casa Lar e Rubens Colaço assistiram ao espetáculo circence.

Iara Alencar (estagiária) / Ascom Semas

Botão Voltar ao topo
Fechar