Defesa Civil alerta para chuvas moderadas com pancadas intensas em Maceió

Aviso meteorológico tem validade até às 23h59 desta quarta-feira (30)
Imagem: Defesa Civil de Maceió

A Defesa Civil de Maceió recebeu um aviso meteorológico emitido pela Sala de Alerta da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) com previsões de chuvas moderadas e pancadas de chuvas intensas para esta quarta-feira (30).

O aviso meteorológico abrange toda a região de Alagoas, mas indica uma atenção e monitoramento especial para a região Norte do estado e região metropolitana, que inclui o município de Maceió e, apresenta validade até às 23h59 de hoje.

De acordo com Joanna Borba, coordenadora do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cimadec), até o presente momento, a sala de monitoramento do órgão não registrou acumulados significativos de chuvas. Desse modo, o estado operacional permanece em observação.

Equipes do órgão seguem monitoramento (Foto: Joanna Borba/ Defesa Civil de Maceió)

Joanna também explica a diferença entre alertas e avisos meteorológicos. Os alertas são emitidos quando já existem acumulados de chuvas significados e as previsões indicam chuvas ainda mais intensas. E, os avisos meteorológicos ocorrem quando o volume de chuvas é moderado, mas o monitoramento passa a ter uma atenção maior em relação ao seu acompanhamento.

Nestas condições, visando a prevenção de acidentes e desastres ocasionados pelos volumes de chuvas previstos, a Defesa Civil emitiu para a população mensagens de SMS alertando sobre a possibilidade de chuvas prevista para o restante do dia.

Além disso, a Defesa Civil de Maceió orienta que em casos de situações de risco, o órgão seja acionado através do telefone 199. O atendimento está disponível 24h e encaminhará a ocorrência para as equipes técnicas da coordenadoria.

Isabela Keyla Silva (Estagiária)/ Ascom Defesa Civil

Botão Voltar ao topo
Fechar