DETERMINAÇÃO DO ARCEBISPO METROPOLITANO DA CAPITAL – Missas são canceladas e casamentos e batizados são adiados em Maceió

Dom Antônio Muniz (Imagem da internet)

Nesta sexta-feira (20) o Arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, expediu determinações e recomendações ao clero da capital em relação à prevenção ao novo coronavírus. Entre outros pontos, o arcebispo determinou missas exclusivamente para transmissão e adiamento de casamentos e batizados.

Por meio de nota, Antônio Muniz ressaltou que suas medidas estão em alinhamento ao determinado pelo Vaticano, na figura do Papa Francisco. Foi solicitado que os maiores de 60 anos entrem em quarentena, conforme orientado pelas autoridades sanitárias, e a tomada de medidas de higiene como lavar as mãos abundantemente e usar álcool gel 70%.

Foi decretado o cancelamento de todas as Celebrações Eucarísticas, em capelas, igrejas, oratórios e santuários no território da Arquidiocese de Maceió, inclusive aos domingos. Foi solicitado que os padres permaneçam nas paróquias para atender aos fiéis, mas que evitem aglomerações.

As confissões também serão restritas, com tomada de devidos cuidados sanitários e somente em caso “de real necessidade”. Encontros, retiros e reuniões também foram canceladas pela ordem do arcebispo. A Cúria Metropolitana e as Secretarias Paroquiais, segundo a nota, estarão fechadas pelo período determinado pelas autoridades.

“Saliento que a Igreja não fecha, o que fecha são os locais de culto, porque a Igreja somos nós, Corpo místico de Jesus Cristo”, ressaltou Muniz na nota, assinada por ele e pelo Padre Valmir Galdino Paes da Silva, Chanceler da Cúria Arquidiocesana de Maceió.

Botão Voltar ao topo
Fechar