Dezembro Vermelho: ações de prevenção a HIV/Aids marcam o fim de semana

Secretaria de Saúde disponibilizou dois Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), no Vale do Reginaldo e na Ponta Verde

Dando continuidade as ações do Dezembro Vermelho, mês dedicado a intensificação da luta contra a Aids e HIV, profissionais da Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais do município, realizaram nesse fim de semana, sábado (11) e domingo (12) ações educativas e de testagem para a população.

Ação de testagem no Vale do Reginaldo. Foto: Gerência IST/Maceió

No sábado (11), foi a vez da comunidade do Vale do Reginaldo, no Poço, receber o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante. Em parceria com a Unidade de Saúde da Família (USF) do Vale do Reginaldo foram realizados 100 testes rápidos para detectar HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Já no domingo (12), os profissionais foram até a rua fechada da Ponta Verde e disponibilizaram mais 100 testes rápidos para as pessoas que estavam passando pelo local.

A gerente de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Maceió, Géssyca Melo, explica que além da realização de testes para detectar essas quatro doenças, no local também é feito o encaminhamento e aconselhamento de casos positivos. “Se algum teste der positivo para sífilis, o usuário é encaminhado para a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Já se for detectado um caso de HIV e hepatites, o tratamento é feito no Bloco I do Pam Salgadinho”.

Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerantes que estão percorrendo diversos locais de Maceió durante este mês de dezembro permite que a população tenha acesso ao diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis. O teste é acompanhado de atividades de educação, aconselhamento e intervenção.

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo e o método utilizado permite que em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento e encaminhamento necessário. Durante as ações também foram distribuídos preservativos masculinos e femininos.

Dezembro Vermelho

A campanha do Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Durante o mês, as ações são intensificadas e buscam sensibilizar a população sobre os mecanismos de prevenção e diagnóstico dessas doenças e também para a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV/Aids.

O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à Aids, que é 1º de dezembro. A cor vermelha, por sua vez, foi escolhida por ser a cor do laço, símbolo da luta contra a Aids.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar