Dia da Inovação: Maceió busca evolução para se tornar uma cidade inteligente

Investir em transformação digital é um dos pilares da gestão do prefeito JHC

Este ano, a Prefeitura de Maceió tem avançado na formação de estruturas que proporcionaram a evolução da capital para se tornar uma cidade inteligente. E, neste dia 19 de outubro, quando é comemorado o Dia Nacional de Inovação, é importante destacar as principais ações que foram realizadas pelo Município.

Para o secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, as ações que foram feitas pela Governança tiveram um papel fundamental para melhorar o ambiente de inovação, empreendedorismo e transformação digital de Maceió, que atualmente encontra-se na 4° posição do ranking da Endeavor sobre cultura empreendedora, sendo destaque na criação de novas tecnologias pelas empresas.

Para implantar de forma integral o formato eletrônico de todos os processos administrativos do Município, foi instituído o Sistema Unificado de Processos Eletrônicos (Supe). Com isso, reduziu custos com processos impressos e transporte dos mesmos, além de garantir mais sustentabilidade. Outro ponto é a desburocratização, melhorarando a agilidade da tramitação e trazendo uma resposta mais rápida ao usuário.

Na Saúde, foi disponibilizado o sistema de agendamento online para vacinação contra a Covid-19. A ferramenta trouxe praticidade e celeridade ao processo de imunização da população ampliando os pontos de vacinação. Com ele, oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital se aliaram à tecnologia para prestar um serviço eficiente ao cidadão, inclusive, aqueles que vivem na correria do dia a dia.

Além disso, o Município passou a fazer parte Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.Br), vinculada à Secretaria de Governo Digital do Governo Federal, que tem como finalidade promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas com o setor público em todo o país.

Secretário do Gabinete de Governança de Maceió, Antonio Carvalho.

Em julho, foi lançado o Programa Inovaberta para fomentar atividades inovadoras, promover o desenvolvimento social e econômico e ampliar novas oportunidades para startups, além de maior qualidade e eficiência nos serviços municipais prestados ao cidadão. Com base nisso, foi realizada uma oficina com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) visando soluções de licenciamento utilizando metodologias ágeis para selecionar, estruturar e validar as ideias dos participantes.

Também foram debatidas parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae) e a Casa da Indústria, para estimular os centros de pesquisa, universidades e empresas para que a inovação ocorra de forma plena e integrada entre todos os setores.

“O objetivo é que a gente continue trabalhando de forma integrada para trazer representantes das instituições da esfera pública, privada e do terceiro setor para entender quais são os reais problemas enfrentados por eles e, assim, podermos buscar soluções que visem facilitar a prestação de serviço por parte da Prefeitura”, concluiu Antonio.

Jéssica Viturino (estagiária)/Ascom GGOV

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