Dia da Menina tem roda de empoderamento com adolescentes da capital

No dia 11 de outubro é celebrado o Dia Internacional da Menina, e a Prefeitura de Maceió organizou uma roda de conversa para marcar a data. Na sede do órgão municipal, no bairro de Jaraguá, o Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres reuniu 12 adolescentes do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM/AL), do bairro Santos Dumont, para promover o empoderamento e disseminar os direitos das mulheres.

Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Ana Paula Mendes, coordenadora do Gabinete, compartilhou suas experiências pessoais e reforçou a importância de ações como essa, de integração da população ao Município, para construir políticas públicas realmente efetivas, que assegurem o pleno exercício dos seus direitos.

“Uma em cada cinco meninas conhece outra que já sofreu algum tipo de violência e, em todo o mundo, milhões de meninas sofrem todos os tipos de discriminação e abusos desde a primeira infância. Neste Dia da Menina, queremos acolher também nossas jovens maceioenses. Elas são nosso futuro e, portanto, também precisam ser ouvidas”, pontuou Ana Paula.

Com apenas 16 anos, Julia Azevedo já entende a importância de momentos como esse. Moradora do bairro do Feitosa, ela participa de projetos do CDDM/AL e elogiou a iniciativa da Prefeitura de Maceió.

“Estou muito feliz e emocionada em estar aqui hoje, participando desse movimento de empoderamento. Não só eu, como todas as outras meninas também. Eu quero levar esse debate para onde eu moro através de projetos que façam com que outras meninas que não têm contato com esse ambiente se sintam acolhidas, sabendo seus direitos e o que fazer em situações de machismo e preconceito”, conta a jovem.

A ação também contou com a presença da secretária adjunta da Educação de Maceió, Emilia Caldas, e de Paula Lopes, coordenadora do CDDM/AL.

Millena Barroca/Secom Maceió

Botão Voltar ao topo
Fechar