Dia do Gari: profissão essencial para o bem-estar e saúde de Maceió

O Dia do Gari é comemorado no dia 16 de maio. Esta data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.

Garis atuam diariamente na limpeza dos espaços públicos (Foto: Ascom Sudes)

Em Maceió, mais de 1000 garis são responsáveis por manter o bem-estar e saúde das áreas públicas. São homens e mulheres, pais e mães de família. Enfrentam sol, chuva, vento e poeira. De segunda a sábado estão nas ruas com um único objetivo: manter a cidade mais bonita para todos.

Dia 16 de maio é comemorado o Dia do Gari (Foto: Ascom Sudes)

Por mais que, na maioria das vezes, os garis passem despercebidos, eles sentem o reconhecimento. “Muitas pessoas pensam que nós sofremos preconceitos. Porém, a verdade é que recebemos muitos elogios quando nos encontram nas ruas. Só com o fato de ver a nossa presença pra deixar o bairro mais limpo, já valorizam o trabalho da gente”, conta o gari Josivaldo Gomes.

Em Maceió, mais de 1000 garis são responsáveis por manter o bem-estar e saúde das áreas públicas (Foto: Ascom Sudes)

Para o superintendente de Desenvolvimento Sustentável, Ivens Tenório, reconhecer o gari nesta data é essencial, “mas nós buscamos reconhecê-los todos os dias, na prática, na sua rotina diária. Graças ao seu trabalho que os cidadãos podem viver em uma cidade mais limpa, bonita e saudável. Precisamos agradecer a eles, todos os dias, pela dedicação e pelo cuidado com a cidade”.

Robert Wagner, assessor especial da Sudes, parabeniza os garis e destaca a a importância de olhar para a profissão com mais carinho. “Parabenizo os garis pelo seu dia e por todo empenho em fazer um serviço de qualidade, deixando nossas ruas e praças mais bonitas e organizadas. Além disso, peço que o cidadão olhe para o gari e valorize tudo que são capazes de fazer”, disse Wagner.

Profissionais se sentem reconhecidos ao serem elogiados pela população (Foto: Secom Maceió)

Davi Silva, gari desde 2019, diz que sente orgulho da profissão que exerce, pois além de trabalhar honestamente, se sente útil para a cidade. “Graças a Deus eu tenho orgulho de fazer esse serviço. Tenho minha renda de forma honesta e ajudo a cidade, deixando ela limpa e confortável para os cidadãos”, disse o Gari.

Garis trabalham de segunda a sábado na limpeza da cidade (Foto: Ascom Sudes)

A Prefeitura de Maceió reconhece e valoriza a atuação de cada gari que trabalha garantindo uma cidade cada vez melhor para se viver.

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

Botão Voltar ao topo
Fechar