Educação da SMTT ministra palestra para colaboradores do Hospital Veredas

Ação educativa busca conscientizar profissionais e reduzir os índices de trajeto

Para levar conscientização a pedestres, ciclistas e condutores de veículos, a equipe de Educação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) ministrou uma palestra voltada aos colaboradores do Hospital Veredas, na Gruta de Lourdes. Durante a atividade, que ocorreu nessa quinta-feira (18), foram abordadas noções de direção defensiva e segurança viária, além das responsabilidades que devem ser adotadas nas vias.

Colaboradores foram alertados sobre os cuidados que devem ser tomados no trânsito. Foto: Juliana Angelina

“São mais de 1500 colaboradores que nós temos e que circulam pelo trânsito todos os dias nas vias da capital. Essa palestra é bem importante e nosso intuito é que entendam que a educação no trânsito é importante para pedestres e condutores para que possamos reduzir os acidentes de trajeto que vem acontecendo”, explicou o técnico de segurança do trabalho, Rodolfo Costa.

Ainda durante a atividade, foram passadas orientações sobre a calibragem correta de pneus, o respeito aos limites de velocidade, transporte seguro de crianças e a adoção de práticas preventivas para evitar acidentes que provoquem danos aos motoristas e todos que estão ao redor.

O médico do trabalho, que também atua como legista, Gerson Odilon, pontuou que em sua rotina recebe diversas vítimas de acidentes de trânsito e toda informação é sempre bem-vinda.

O médico reforçou a necessidade de pudencia nas vias para preservação de vidas. Foto: Juliana Angelina

“Não basta ter habilitação para dizer que é motorista. É necessário ter responsabilidade, não ser imprudente ou negligente porque a sua vida ou a de outrem pode estar em risco por conta de um descuido. A responsabilidade salva vidas e é necessário sempre ter esse cuidado, que todo acidente pode ser evitado e toda atividade pode ser feita em segurança, basta que nós tenhamos a consciência de implementar essas duas assertivas” destacou.

No Brasil, os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de mortes nas vias, em decorrência da imprudência dos condutores. Em todo o ano de 2020, 897 acidentes foram contabilizados somente em Maceió. Em 2021, de janeiro a 15 de novembro, 637 acidentes já foram atendidos pelas equipes da SMTT.

Natalli mora no Antares e se desloca de automóvel todos os dias. Foto: Juliana Angelina

Natalli Moraes, que atua como coordenadora de farmácia, participou da palestra e destacou a necessidade da direção defensiva. “A gente nunca sabe o que o outro está trazendo. É sempre muito importante relembrar e ressaltar a importância dos cuidados no trânsito. A nossa vida é sempre muito corrida, cada um com suas demandas e preocupações. A gente anda sempre muito atrasado e cada um quer se apressar como pode, mas a gente precisa lembrar não só de nós, mas nas pessoas que deixamos em casa e que estão nos esperando ansiosamente”, pontuou.

Como solicitar as palestras educativas da SMTT

Para receber as ações educativas sobre o trânsito é necessário que a instituição necessária encaminhe a solicitação pelo e-mail atendimento@smtt.maceio.al.gov.br. Após a formalização, o setor de Educação entra em contato para alinhar a melhor abordagem para ser trabalhada com cada público.

“A gente incentiva muito que as instituições proporcionem esses momentos informativos para seus colaboradores e contribuam com a preservação de vidas no trânsito. Todos os dias, as pessoas vão ao trabalho, voltam pra casa e precisam fazer esse deslocamento em segurança, daí a necessidade de levar essas informações e noções de boa conduta”, finalizou a educadora de transito, Aldinete Dantas.

Ascom SMTT

Botão Voltar ao topo
Fechar