Educação Infantil: novos servidores organizam ações para a primeira infância

O encontro contou com a presença de 90 profissionais que debateram sobre a valorização da Educação Infantil

Cerca de 90 novos servidores da Educação Infantil participaram de um encontro para alinhar e debater estratégias pedagógicas. O evento foi promovido pela Coordenadoria de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) nesta quarta-feira (17) no auditório Paulo Freire, na sede da Educação.

A secretária-adjunta de Educação da capital, professora Emília Caldas, abriu o encontro destacando que a primeira infância é prioridade na gestão atual. “Esta etapa é relevante para as crianças, porque tudo que ela vivenciar vai reverberar em sua trajetória. E é nos projetos da Educação Infantil que o prefeito JHC tem dado mais importância”, disse. 

De 2020 até 2021 já foram nomeados 161 novos servidores que atuam e atuarão na Educação Infantil da Rede Municipal. O objetivo do encontro é acolher esses profissionais, como professores, auxiliares de salas, merendeiras, e provocar reflexão sobre o caráter e identidade deles dentro da Educação Infantil. 

Os temas debatidos no encontro foram a identidade profissional da Educação Infantil, e concepções e práticas do contexto da Educação Infantil. A coordenadora da Educação Infantil, Patrícia Gomes, falou sobre as discussões no evento.

“Nós precisamos fazer um alinhamento, saber e falar a mesma língua. Assim como precisamos saber de qual criança estamos falando e se é a mesma, que estamos organizando o nosso trabalho pedagógico”, reforçou Patrícia. 

A professora Priscilla Alves aprovou o encontro. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

Priscilla Fernandes, professora do Centro de Educação Infantil Presidente Francisco de Paula Rodrigues Alves, no Benedito Bentes, desde agosto deste ano, compareceu ao encontro e aprovou a iniciativa. “É muito importante para esclarecimentos para quem é novo na Rede e também para sabermos a realidade e as propostas da educação pública em Maceió. Está sendo maravilhoso pra quem está iniciando agora”, destacou.

Ao longo do encontro, Gomes falou sobre a importância do papel do professor. “Vejam como somos fundamentais. Nós trabalhamos com a maior potência do estágio do desenvolvimento humano, que são os primeiros anos de vida. Mas antes que os outros nos valorizem ou desvalorizem, quem precisa reconhecer meu valor sou eu. Portanto, não é qualquer um que pode atuar na Educação Infantil”, pontuou a coordenadora.

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed

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