Educação realiza palestra em homenagem a Dia do Inspetor Escolar

Profissionais responsáveis pela inspeção da legislação escolar tiveram momento de celebração

No dia 18 de outubro comemora-se o Dia do Inspetor Escolar, agentes responsáveis pela garantia da legislação e direitos no âmbito da educação. Para homenagear esses profissionais, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Associação dos Inspetores Educacionais dos Sistemas de Ensino de Alagoas (Asiseal), realizou, nesta segunda-feira (18), a palestra “O inspetor educacional e sua participação permanente na Educação Municipal”.

Palestra falou da importância das atribuições do Inspetor Escolar. Foto: Pedro Caldas/Ascom Semed

Estiveram presentes no evento, a secretária adjunta de Gestão Educacional, Emília Caldas; a vice-presidente da Asiseal e palestrante, Edja Betânia; e o mediador e coordenador de Normas de Legislação da Semed, Roberdouglas Rocha.

Durante a abertura, a secretária adjunta ressaltou a importância do inspetor para a administração escolar, parabenizando todos os profissionais pelo seu dia.

Secretária Adjunta parabenizou os inspetores. Foto: Pedro Caldas/Ascom Semed

“Devemos entender que a inspeção é essencial, pois percorre todas as modalidades de ensino. Essa função está aliada ao pedagógico, para assessorar todas as coordenadorias e escolas, fazendo com que se cumpra aquilo que é legal. Quero parabenizar a todos inspetores e inspetoras, nós precisamos muito de todos vocês”, disse Emília.

A inspetora educacional, Juliana Chaet, foi uma convidada especial que enfatizou o valor do inspetor escolar e explicou a função do profissional. “Sabemos que é um trabalho bem delicado. A aplicabilidade das normas e o subsídio de um funcionamento de uma rede ou escola não é fácil, pois devemos ter domínio dessa legislação. Nosso trabalho é dar à escola subsídios para que ela entenda que a legislação é sua parceira”, explicou Juliana.

Juliana Chaet enfatizou o valor do inspetor escolar. Foto: Pedro Caldas/Ascom Semed

O inspetor escolar é o guardião dos direitos educacionais, responsável pelo processo de execução da legislação educacional e, dessa forma, responsável por conhecer e direcionar a como base no âmbito escolar.

Edja Betânia, explicou o papel do profissional. Foto: Pedro Caldas/Ascom Semed

“Hoje, tratamos da importância do que é ser o inspetor dentro dos sistemas de ensino de forma permanente e o significado que isso pode trazer para serem viabilizadas as políticas educacionais de cada município. Todo pilar da educação precisa ter seus guardiões e o inspetor assume esse papel”, enfatizou a palestrante Edja Betânia.

Nathan Araujo (estagiário)/Ascom Semed

Botão Voltar ao topo
Fechar