Educação realizará primeira jornada formativa para gestão escolar

O evento online ocorre entre os dias 13 e 15 de julho

Evento será transmitido pelo canal do YouTube da Semed.

Com a finalidade de promover o debate sobre a formação continuada da gestão escolar, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) realizará, nos dias 13 a 15 de julho, o evento online “I Jornada Formativa para Gestão Escolar: da teoria à prática”. As lives serão transmitidas através do Youtube da Semed e contarão com a participação de profissionais da educação.

De acordo com a Diretoria de Gestão Educacional, Marta Palmeira, as temáticas que serão dialogadas nas lives surgiram a partir da análise dos trabalhos realizados pela equipe do setor em conjunto com os próprios gestores e conselheiros. “Queremos proporcionar uma reflexão acerca das práticas com uma perspectiva democrática, em acordo com temas contemporâneos”, afirma.

Marta reforça que a programação vai abordar temas importantes para o dia-a-dia do gestor escolar. “Vamos passar por todos os afazeres de um gestor. São assuntos voltados para o fortalecimento desses profissionais”, ressalta.

Para um dos palestrantes do evento, professor Jorge Eduardo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), as lives irão trazer um novo olhar para a gestão, com aportes teóricos e práticos no desenvolvimento das funções. “A Jornada Formativa tem um papel fundamental, que é de tirar um pouco o gestor do seu cotidiano de altas demandas e trazer ele para refletir sobre o papel que desempenha, sobre a necessidade de uma compreensão mais ampla da escola como instituição”, comenta Jorge.

Lives

A palestra “Estratégias de Fortalecimento da Gestão”, apresentada pelo professor da Ufal, abre o ciclo de lives, no dia 13 de junho, às 14h30. A mediação ficará por conta da  da professora da Rede Municipal de Palmeira dos Índios, Ângela Belém. 

Professor Jorge Eduardo ministrará a palestra Estratégias de Fortalecimento da Gestão.

A programação segue no dia 14 de julho, a partir das 14h30, com a live “Gestão Democrática: uma prática possível”, conduzida pela professora adjunta, Karla de Oliveira Santos, da Ufal. Em seguida, às 15h30, será a vez da live “BNCC e RCM: o trabalho com as orientações curriculares no PPP da escola” ministrada pela diretora de Gerenciamento Escolar da Semed, Maria José Alves. Os dois momentos serão mediados pela professora da Rede Privada, Bárbara Nunes.

No dia 15, último dia da programação, ocorrerão duas lives “Projeto Político Pedagógico – PPP: o eixo norteador das ações da escola”, ministrada pela professora Elisângela Leal, também da Universidade. Já o debate sobre “Educadores se reinventando no universo tecnológico”, ocorrerá às 15h30 com a participação do professor Luis Paulo Mercado, da Ufal. As discussões serão mediadas pelo professor da Rede Municipal de Maceió, Akauê Basili.

Laura Barbosa (estagiária)/Ascom Semed

Botão Voltar ao topo
Fechar