Educadora lança e-books sobre vivências formativas na UFAL durante a pandemia

Coordenadora de Centros e Núcleos e do Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Vera Pontes, organizou e escreveu para os títulos, que serão lançados nesta segunda (8)

Relatos de profissionais da educação e de estudantes sobre as dificuldades e vivência no ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 foram reunidos em dois e-books que serão lançados nesta segunda-feira (8). Os livros foram organizados pela coordenadora de Centros e Núcleos e do Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Vera Pontes.

Os títulos “Educação mediada por tecnologias: experiências de ensino, pesquisa e extensão em tempos de Covid-19 na Universidade Federal de Alagoas” e “Ufal conectada: formação e transformação digital em tempos de Covid-19”, foram organizados por Vera Pontes, e pelos professores Elton Malta, Regina Ferreira e Gonzalo Abio da Ufal. 

Vera Pontes falou sobre a relevância da produção literária em tempos de pandemia. Foto: Pedro Caldas/Ascom Semed

A coordenadora de centros e núcleos, que também escreveu para os títulos, fala sobre a elaboração que durou cerca de três meses e tem 23 capítulos. “Esta produção é fruto das experiências e vivências educacionais em uma conjuntura em que o on-line deixou de ser uma opção e passou a ser um cenário possível”, destacou.

Segundo Vera Pontes, o e-book “Ufal conectada: formação e transformação digital em tempos de Covid-19”, discute os desafios e oportunidades institucionais na implementação  de ações acadêmicas e laborais mediadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, assim como outras temáticas importantes.

O professor Gonzalo falou um pouco sobre o processo de produção de um dos e-books. Foto: Reprodução

O professor Gonzalo falou sobre o e-book “Educação mediada por tecnologias: experiências de ensino, pesquisa e extensão em tempos de Covid-19 na Universidade Federal de Alagoas”, que possui 24 capítulos. “Esta obra reúne diversas áreas da nossa universidade. Então, o leitor verá relatos sobre o ensino, pesquisa, e extensão durante a pandemia, na educação, engenharia, biomédica, nutrição. A diversidade é que faz esse livro ser muito interessante”, disse um dos organizadores dos livros.

Pontes destacou sobre a importância dos títulos. “É uma relevante obra que registra o esforço e o engajamento de um coletivo de educadores no fomento à formação e transformação  digital em tempos tão adversos”, disse.

Os e-books e mais outras nove produções serão oficialmente lançadas durante a Primavera Literária, evento online da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), que será transmitido ao vivo no canal oficial da Ufal no Youtube, a partir das 19h desta segunda-feira (8).

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed

Botão Voltar ao topo
Fechar