EFEITOS DO COVID-19 – Escolas particulares de Maceió devem antecipar férias de fim de ano

Para manter o calendário letivo as escolas estão realizando aulas virtuais

Imagem da Internet

Com a prorrogação do período de isolamento social, decretado pelo governo estadual, como medida de prevenção contra o coronavírus, as escolas particulares de Maceió podem antecipar suas férias de final de ano. O objetivo é de evitar prejuízos aos alunos e as próprias unidades de ensino durante a paralisação das atividades. A informação foi confirmada, nesta terça-feira, 7, pelo Sindicato das Escolas Particulares do estado.

A categoria vai ser reunir na próxima quarta-feira, 8, com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para analisar a situação das escolas, professores e alunos. O recesso do mês de junho já foi antecipado para cobrir o primeiro decreto publicado no mês de março. Para manter o calendário em dia, as escolas estão com as aulas virtuais, onde os alunos acessam o conteúdo de casa.

Segundo a presidente do sindicato, Bárbara Heliodora, a maior preocupação é com o Ensino Infantil. “Essa é uma modalidade que não pode ter ensino virtual, os alunos precisam sempre de um auxilio, do acompanhamento de algum adulto para executar as tarefas”.

Sobre os dias letivos, eles poderão ser reduzidos, mas a carga horária é a mesma. As escolas deverão fazer as mesmas horas, mas com menos dias letivos, exceto a Educação Infantil, que não pode ter os dias letivos reduzidos.

Em relação aos pagamentos de mensalidades, cada escola deverá examinar, caso a caso, a possibilidade de negociar com os pais. “Não existe nenhuma legislação que fale sobre a suspensão ou desconto de mensalidade numa situação como essa, então será algo muito particular para cada um. É preciso entender existe toda uma estrutura que a escola precisa manter e que tem que estar pronta para quando a quarentena acabar”, explicou Bárbara.

“O que podemos dizer é que nada mais será como antes depois dessa quarentena, inclusive o ensino. Estamos vendo como a participação dos pais e dos familiares é importante no processo”, destacou a presidente do sindicato.

Botão Voltar ao topo
Fechar