Escolas aplicam provas da 1ª Olimpíada de Matemática nesta quinta-feira (4)

Programa vai beneficiar estudantes do 1º ao 9º ano da rede em Maceió

Cerca de dez mil alunos do 1ª ao 9º anos de 30 escolas da rede municipal de educação participam nesta quinta-feira (4), da realização da prova da 1ª Olimpíada de Matemática de Maceió. Os testes serão realizados nos dias 4 e 5 de novembro durante a manhã e a tarde e tem como objetivo estimular o estudo da matemática entre os alunos da rede.

De acordo com Juliane Medeiros, coordenadora do ensino fundamental da Semed, as provas, que foram elaboradas em parceria com o Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), já estão sendo encaminhadas para as escolas participantes.

Prefeitura de Maceió lança primeira Olimpíada de Matemática de Maceió – Foto: Luan Oliveira/ Ascom Semed

“As provas estão muito bem organizadas. Estamos entregando por níveis aos estudantes do 1º ao 9º anos, também estamos realizando reuniões de orientação com todas as escolas ”, afirma Juliane.

Segundo Juliane, as provas serão realizadas da seguinte forma: “Os estudantes serão divididos em quatro diferentes níveis, de acordo com suas séries. Esses níveis serão nomeados em homenagem as praias da capital alagoana”, explica ela.

As provas do 1º e 2º anos receberão o nome de Pontal da Barra, o 3º e 5º anos serão chamados de Pajuçara, já o 6º e 7º anos, Ponta Verde, 8º e 9º anos ganharão o nome do bairro de Ipioca.

Durante a realização da prova, a coordenadora informou que os técnicos do setor estarão percorrendo todas as escolas durante os três dias. “A finalidade é dar suporte necessário mediante o processo de aplicação”, afirma.

Os três primeiros colocados de cada nível e os professores que obtiverem maior número de alunos campeões também receberão prêmios. A premiação ocorrerá em dezembro junto com o resultado da Olimpíada em um grande evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação.

“Mesmo em tempos de pandemia, nós conseguimos mobilizar as nossas escolas e atingir a meta na participação das escolas municipais. Estamos felizes em oportunizar nossos estudantes com essa proposta de incentivo a aprendizagem e ampliar assim, o conhecimento na área de matemática”, destacou Juliane.

João de Oliveira Filho / Ascom Semed

Botão Voltar ao topo
Fechar