Fortalecimento da Atenção Primária é debatido com técnicos do Ministério da Saúde

Representantes do governo federal estiveram em Maceió para conhecer a estrutura municipal de saúde e discutir estratégias para fortalecer o atendimento

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram na manhã desta terça-feira (27), no auditório do órgão, com representantes do Ministério da Saúde. A visita técnica foi programada para discutir o panorama da Atenção Primária em Maceió, visando conhecer a estrutura e propor soluções para fortalecer a assistência prestada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A agenda ministerial também vai percorrer outros municípios alagoanos.

A secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, agradeceu a presença dos técnicos do Ministério da Saúde e destacou a relevância do encontro para validação e aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido.

“Estamos juntos, fortes e agradecidos pela presença de vocês aqui no nosso município, conhecendo o panorama da saúde pública em Maceió. Com o suporte do Ministério conseguiremos traçar estratégias para fortalecer ainda mais a Atenção Primária em Maceió”, destaca.

Secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes. Foto: Equipe DAS/SMS

A diretora de Atenção à Saúde do município, Ronny Roselly, fala sobre a importância dessas ações de fortalecimento. “A Atenção Primária é a base da saúde pública e com esse intercâmbio podemos pensar em estratégias para fortalecer as ações e diretrizes, buscando sempre entregar uma saúde de qualidade e com resolutividade para a população”, afirma.

A coordenadora de Atenção Primária, Ednalva Araújo, apresentou a estrutura da saúde municipal. “Para pensar nessas estratégias de fortalecimento, de acordo com nossa realidade, apresentamos a estrutura dos oito Distritos Sanitários, as redes de serviços que temos, a composição das equipes de saúde, a cobertura da Atenção Primária e também os nossos desafios”.

Ednalva Araújo, coordenadora de Atenção Primária apresenta estrutura da saúde. Foto: Ascom/SMS

A coordenadora apresentou as experiências exitosas desenvolvidas pela Saúde Municipal, como as premiações ganhas pelos profissionais do município com o desenvolvimento de ações que fortalecem a Atenção Primária, manuais produzidos, projetos de educação permanente e o Plano de Contingência da Covid-19 elaborado junto às Unidades de Saúde.

Encontro contou com a presença de diretorias e coordenações. Foto: Ascom/SMS

Após a reunião, os técnicos do Ministério da Saúde deram início às visitas feitas às Unidades Básicas de Saúde Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes) e Caic Virgem dos Pobres; às Unidades de Referência em Síndromes Gripais Jorge Duarte Quintela (Graciliano Ramos) e Maria Conceição Paranhos (Jacarecica); e o trabalho da equipe do Consultório na Rua, na UBS Hamilton Falcão.

Representantes do Ministério da Saúde discutem ações de fortalecimento. Foto: Ascom/SMS

O encontro também contou com a presença do secretário adjunto de Gestão em Saúde, Aldo Calaça; Sônia Moura, diretora de Planejamento em Saúde e demais coordenações e programas estratégicos ligados à Atenção Primária.

Ana Cecília da Silva / Ascom / SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar