Guarda Municipal passa por nova capacitação para aperfeiçoar abordagens

Serão capacitados 16 guardas municipais com instruções teóricas e práticas iniciadas nesta sexta-feira, com duração de dois dias

A Guarda de Maceió inicia, nesta sexta-feira (2), mais um curso de capacitação. O treinamento é uma iniciativa da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), em parceria com o Centro de Treinamento Tático Parabellum e terá duração de dois dias, acontecendo nos três horários.

Guarda Municipal de Maceió em Estagio de Nivelamento Operacional. Foto: Amanda Lima

No primeiro momento do curso, os guardas municipais tiveram um aprendizado teórico, passando por noções dos aspectos legais da abordagem policial com o instrutor Marcus Falcão, que é policial civil. Do período da tarde até a noite de sábado (3), o conteúdo das aulas será prático.

O instrutor cabo Tenório explica que no segundo momento do curso será repassado o que foi dito em sala de aula, partindo assim para uma experiência pratica.

“Iremos massificar a parte de abordagem. Como se comportar em eventos, que é um princípio fundamental da guarda, e como tirar uma pessoa envolvida em uma ocorrência de forma segura, contendo o agressor e preservando a integridade física dos demais, estão no cronograma do curso”, esclareceu.

Além do aprendizado teórico e aulas práticas, os guardas municipais passarão por um estágio de Nivelamento Operacional no qual será aplicado o conhecimento adquirido em ocorrências reais.

Para o secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, capacitar a guarda é muito importante para melhorar no desempenho como profissionais.

“Estamos em uma nova fase na nossa guarda, primamos pelo conhecimento e a capacitação dos nossos guardas municipais para que assim possam exercer de uma melhor forma o seu trabalho em Maceió”, ressalta.

O guarda municipal e instrutor voluntário, Rildo Bezerra, comemora a iniciativa da Secretaria. “É muito importante essa visão da secretaria em capacitar o corpo docente e manter a qualificação do restante da tropa. Há muito tempo a guarda estava estagnada, sem capacitações nem treinamentos e observamos que essa gestão vem ampliar o conhecimento de quem tem condição de capacitar. O corpo de instrutores da guarda municipal para sermos multiplicadores não só da guarda de Maceió como também poder contribuir com a guarda de outros municípios”, disse ele.

Amanda Lima / Ascom Semscs

Botão Voltar ao topo
Fechar