IMUNIZADOS! Unidades assistenciais da Uncisal iniciam a segunda dose da vacinação contra a Covid-19

Os servidores das unidades assistenciais da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) começaram a receber a segunda dose que completa a imunização contra a Covid-19 nesta quarta-feira (10). Seguindo o Plano Estadual de Vacinação Contra Covid-19, os profissionais de saúde do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) foram os primeiros a receber a imunização com a CoronaVac, que prossegue nos dias 11, 12 e 15 de fevereiro, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30, no setor de Saúde do Trabalhador do hospital.

Nesta fase da vacinação, só serão vacinados os trabalhadores que receberam a primeira dose da vacina CoronaVac com intervalo mínimo de 21 dias entre as doses. O cartão de vacina específico para Covid-19 deverá ser apresentado obrigatoriamente no ato da vacinação. Se o trabalhador tomou a primeira dose em outra unidade estadual de saúde, será necessária uma consulta para confirmação junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), podendo ser autorizada a aplicação só após aprovação.

Até o dia 15 de fevereiro, 600 trabalhadores do HEHA devem ser vacinados. Algumas informações técnicas devem ser levadas em conta para quem vai receber a vacina: quem teve diagnóstico confirmado de Covid-19 nos últimos 28 dias não deverá tomar a vacina nesta fase; e se alguém tomou qualquer outra vacina, deve aguardar 14 dias para receber o imunizante contra a Covid-19.

No Hospital Helvio Auto, os trabalhadores retiram senhas assim que chegam e aguardam sua vez para evitar aglomeração. Muitos trabalhadores já estavam aguardando antes da vacinação começar, foi o caso de Maria do Carmo Santos Ferreira: “Com a aplicação da segunda dose, eu avalio que a minha cabeça, meu psicológico fica mais tranquilo para trabalhar, para conviver em casa com meu esposo, que é bem idoso e tem fatores de risco. Agora que já finalizei o processo de vacinação, estou aliviada. Mas os cuidados continuam!”, falou Maria do Carmo, que está há mais de 30 anos no serviço público estadual.

Mesmo após a vacinação, todas as medidas de distanciamento social e protocolos de higiene e segurança devem ser seguidos à risca, uma vez que mesmo vacinada, uma pessoa pode transmitir o Coronavírus. As medidas de flexibilização nos protocolos de segurança só poderão ser implementadas quando a maioria da população brasileira estiver vacinada, alcançando assim, o que os infectologistas chamam de “imunidade de rebanho”.

“É muito importante que as pessoas tenham consciência que após tomar a segunda dose o nosso organismo ainda precisará de um tempo para finalizar a produção de anticorpos para que a gente realmente fique imunizado, segundo o Instituto Butantan, esse período varia entre 15 a 20 após o recebimento da segunda dose. Mesmo após a confirmação da imunidade, temos que estar cientes que ainda estamos em pandemia, que o vírus continua circulando e precisamos manter as medidas de segurança, o que representa é um ato de amor para conosco e para com as pessoas que convivemos, explicou Maria de Lourdes Neves, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Helvio Auto.

Cronograma de vacinação na Uncisal

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) inicia, na próxima terça-feira (16), das 8h30 às 16h00, a segunda dose da vacinação contra a Covid-19. Neste momento, serão vacinados apenas os que receberam a primeira dose na última semana de janeiro (nos dias 25 e 26). Devem tomar a vacina, servidores do Centro Cirúrgico, Atendimento com Classificação de Risco (ACR), UTI Materna, UTI Neonatal, padioleiros e isolamentos. De acordo com informações da direção da unidade, a imunização será realizada apenas na terça-feira, dia 16, assim os servidores devem se programar para tomar a vacina neste dia.

Os profissionais de saúde das unidades assistenciais da Uncisal que receberam a primeira dose da vacina no início de fevereiro, receberão a segunda dose depois do dia 22 de fevereiro. O Programa Nacional de Imunização de Alagoas (PNI/AL) ainda não divulgou um cronograma oficial para a segunda etapa de vacinação da 2ª dose, que inclui todos os servidores do Hospital Escola Portugal Ramalho e os demais profissionais de saúde das unidades assistenciais.

Unidades de apoio assistencial da Uncisal recebem a primeira dose da vacinação

O Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) e o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), unidades de apoio assistencial à saúde da Uncisal, concluíram nesta terça-feira, 09 de fevereiro, a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 para os seus servidores.

“E o momento tão esperado chegou!” disse o técnico de laboratório  Ivaci  Pereira de Assis, o  primeiro servidor a ser imunizado no CPML. Ele trabalha na coleta dos pacientes de uma das unidades hospitalares ao qual o CPML assiste, o Hospital Escola Helvio Auto (HEHA).  Para Ivaci, que atua na linha de frente, esse reconhecimento de relevância  para nossa saúde é de suma importância. “Minha maior gratidão é pela inclusão dos demais colegas que atuam em diversas áreas, como  nas bancadas manuseando amostras, no administrativo tendo contato com formulários e recebendo amostras, ou mesmo em contato com os agentes contaminantes, ou seja, outros servidores da linha de frente.  Essa imunização em massa, não apenas por categorias, nos dá uma segurança maior para continuarmos nossas atividades funcionais, isso não quer dizer que devemos baixar a guarda. E sim, continuarmos com todos os cuidados que devemos ter no nosso dia a dia”, reforçou o técnico.

“Somos um serviço que trabalha recebendo corpos com suspeita de Covid-19. Não temos barreiras e por isso é importante que todos os nossos servidores também sejam vacinados”, disse Maria de Fátima Cavalcanti Wandeley, coordenadora do Núcleo de Gestão de Pessoas do SVO. Para Jefferson Nunes, diretor administrativo, a vacinação é a ferramenta mais eficaz para proteger as pessoas que estão na linha de frente. “Nossos servidores são responsáveis por identificar aqueles casos que não tiveram assistência médica, geralmente quem morre em casa. A família recebe a assistência aqui. Muitas vezes a família não sabe que também pode estar contaminada e aqui no SVO temos contato. É importante que nossos funcionários estejam protegidos para evitar o contágio e também orientar sobre os cuidados para adotar os protocolos sanitários”, completou.

O post IMUNIZADOS! Unidades assistenciais da Uncisal iniciam a segunda dose da vacinação contra a Covid-19 apareceu primeiro em Repórter Maceió.

Botão Voltar ao topo
Fechar