Infraestrutura discute retomada de obras de contenção de encostas

Para retomar obras de contenção de encostas paralisadas desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Infraestrutura recebeu, nesta terça-feira (29), a visita de técnicos da Defesa Civil Nacional. O grupo vai readequar projetos e retomar obras de contenção necessárias para a população que mora em áreas de risco de Maceió.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Nemer Ibrahim, há sete pontos de encosta em Maceió com obras de contenção licitadas há mais de dois anos, mas três delas estão paralisadas desde o ano passado. 

Devido a mudança de cenário nesses espaços, em decorrência da demora na execução das obras, a Seminfra solicitou a vinda de técnicos do órgão federal para análise e readequação dos projetos, uma vez que o recurso utilizado é do governo federal.

Infraestrutura, Defesa Civil de Maceió e Defesa Civil Nacional visitam encostas com obras paralisadas (Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra)

Entre os locais visitados nesta terça, estão as encostas localizadas em Chã da Jaqueira, Chã de Bebedouro, Grota Bom Jesus (Benedito Bentes II), Grota do Aterro (Barro Duro), Complexo São Rafael (Mangabeiras), Conjunto Morada dos Palmares (Tabuleiro do Martins) e Rua Gazeta de Alagoas (Centro). 

“Tínhamos três obras paralisadas desde a última gestão, dentre elas a Grota São Rafael, uma encosta na Chã da Jaqueira e uma no Conjunto Morada dos Palmares, que já estavam licitadas, porém ainda sem execução. Com a Defesa Civil de Maceió e a Defesa Civil Nacional, estamos reavaliando os contratos para melhor atender essas comunidades”, destacou Ibrahim.

Visita de técnicos da Defesa Civil Nacional nas encostas (Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra)

Prevenção de Desastre

Ainda dentro do cronograma de trabalho da Defesa Civil Nacional, técnicos do órgão federal estiveram na sede da Defesa Civil de Municipal, localizada no bairro do Pinheiro, para discutir sobre prevenção de desastres.

O coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, destacou que os resultados conseguidos no enfrentamento do período chuvoso fazem parte das ações de prevenção e do atendimento da Prefeitura de Maceió em relação às demandas apontadas pelas vistorias da Defesa Civil.

Na Defesa Civil Municipal, equipes discutem prevenção de desastres (Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra)

“A visita foi mais um passo em busca do melhor atendimento para a população. Há uma atenção diferenciada da Defesa Civil Nacional em relação à condição de Maceió, e não apenas pela questão do afundamento do solo, mas pela questão das áreas de risco presentes em toda cidade. Aqui mostramos que nossa atuação começou no início do primeiro semestre deste ano, antecipando ao período chuvoso, o que ajudou a minimizar os impactos das chuvas desse período”, concluiu Nobre.

Botão Voltar ao topo
Fechar