Jangadeiros têm até a próxima sexta-feira (17) para se regularizar

Profissionais precisam fazer o cadastro junto ao Município

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) ampliou o prazo para que os profissionais de jangadas e jangadas-bar realizem a renovação anual e façam novas inclusões para a realização da atividade econômica na capital alagoana. Com a decisão, a nova data passa a ser esta sexta-feira (17). O procedimento é obrigatório e tem como objetivo garantir segurança no transporte aquaviário.

Prazo foi prorogado até o dia 17 de dezembro. Foto: Juliana Angelina/Ascom SMTT

“Queremos facilitar o cadastro e a renovação dos jangadeiros aqui, próximo ao ambiente de trabalho deles. Então, é importante que aqueles que não se cadastraram na última semana compareçam para regularizar as permissões e fazer as inclusões, além das devidas renovações”, explicou Bárbara Pinto, assessora de Controle de Delegações da SMTT.

Bárbara destacou, ainda, a adesão dos profissionais que, atualment, são 189 jangadeiros cadastrados na SMTT, porém, até o momento, só realizaram as renovações 55 deles.

Jangadeiro mais antigo atuando nas águas de Maceió, Alcides Teles Santana, de 81 anos, concorda que a regularização é uma etapa fundamental na garantia da responsabilidade no trabalho exercido pela categoria. “Fiscalização é sempre positiva. É a certeza do compromisso com as normas e é assim que tem que ser, para a nossa segurança e de quem está com a gente”, frisou.

“Sentimos a Prefeitura mais perto da gente. A extensão do prazo é uma prova dessa sensibildade, pois todos nós trabalhamos de acordo com a tábua de marés e, agora, teremos mais uma semana para cumprir com todas as leis do Município”, pontuou Maria Aparecida da Silva, presidente da Colônia de Pescadores de Pajuçara e que tem a sessão de uso das piscinas naturais com o passeio turístico.

Como proceder

Para a atualização, os jangadeiros deverão comparecer na sede da Colônia dos Pescadores Almirante Jaceguay, localizada na Rua Jangadeiros Alagoanos, 925, no bairro da Pajuçara. Quem já é cadastrado pagará apenas a taxa de renovação anual no valor de R$ 55,81. Já as novas inclusões de profissionais têm um acréscimo de R$ 8,86.

Renovação acontece na sede da Colônia dos Pescadores Almirante Jaceguay, na Pajuçara. Foto: Juliana Angelina/Ascom SMTT

Os profissionais precisam apresentar originais e cópias do RG e do CPF, comprovante de residência, duas fotos 3×4 atuais e certidões criminais federal e estadual negativas. Também é necessária a carteira de filiação à Colônia de Pescadores Z-1 com declaração, cópia da Carteira de Inscrição e Registro (CIR) emitida pela Capitania dos Portos de Alagoas e, por fim, o certificado do curso ofertado pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtel).

Ascom SMTT

Botão Voltar ao topo
Fechar