Live discute machismo e mercado de trabalho para mulheres

Especialistas vão abordar temas como desemprego e machismo institucional

A agenda de lives do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher da Cidade de Maceió (Codim) inicia com o debate de temas relacionados ao público feminino durante a pandemia de Covid-19. Nos dias 9 e 10 de junho, especialistas com experiência acadêmica e na prática profissional, vão discutir o mercado de trabalho para as mulheres com temas relacionados ao desemprego, subassalariamento e o machismo institucional. As transmissões serão realizadas pelo instagram @codim.maceio, às 19h.

Na quarta-feira (9), a economista e professora-doutora da Universidade Federal de Alagoas, Luciana Caetano, vai abordar o tema Desafio às Mulheres na Pandemia: desemprego e subassalariamento. A mediação fica por conta da conselheira Girlene Lázaro.

Tema da live de quarta-feira (9) com transmissão no instagram @codim.maceio

Na quinta-feira (10), o tema da live será Machismo Institucional. A discussão será realizada pela assistente social, professora-doutora e pesquisadora da Ufal, Marli Araújo. A mediação será conduzida pela conselheira Marina Toledo.

Tema da Live da quinta-feira (10) com transmissão pelo instagram @codim.maceio

A presidente do Conselho da Mulher de Maceió, Ana Paula Mendes, diz que os problemas sociais que serão abordados nas lives foram intensificados na pandemia e atingem mais as mulheres, de acordo com as estatísticas de desemprego e violência doméstica.

“Dentre os desempregados pela pandemia, as mulheres estão as que mais sofreram. As que tem um trabalho, recebem menos que os homens, mesmo executando a mesma função. Além disso, Alagoas é o estado com maior número de feminicídios do Nordeste. Ou seja, as mulheres são tratadas com machismo na família ou no ambiente de trabalho, com pouca representação feminina em cargos de liderança nos setores particular ou público”, pontua Ana Paula.

Ana Paula Mendes assume presidência do Conselho da Mulher de Maceió. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

Além de presidir o Conselho da Mulher de Maceió, Ana Paula Mendes é coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Maceió. Ao assumir o cargo no Codim, ela revelou os principais desafios à frente da instituição: criar, fortalecer e fiscalizar os direitos das mulheres, fortalecer a igualdade de gênero e as políticas públicas para as mulheres.

“A gestão do prefeito JHC tem trabalhado diariamente para mudar essa realidade. A Prefeitura, hoje, está atenta às necessidades das maceioenses, silenciadas por muitos anos”, conclui a coordenadora.

Secom/Maceió

Botão Voltar ao topo
Fechar