Maceió promove Semana de Prevenção às Drogas com ações de mobilização e lives

Debate virtual, exposição e adesivação estão presentes na programação do Junho Branco organizada pela Secretaria Municipal de Governo

Propostas da campanha foram debatidas com o secretário de Governo, Francisco Sales

A Secretaria Municipal de Governo promover, entre os dias 21 a 25 de junho, a Semana de Prevenção às Drogas, uma ação da Assessoria de Políticas Sociais com diversas atividades para discutir a temática e realidade do uso de entorpecentes em Maceió.

Com tema “Seu Rolê pode acabar mal: Fique longe das drogas”, a proposta da campanha é promover a mobilização, inspiração e sensibilização dos diferentes atores sociais, com especial atenção aos adolescentes e jovens, chamando a atenção para os fatores de proteção ao uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas.

O assessor especial de Políticas Sociais, Fábio Rogério explica que toda temática da campanha foi elaborada para chamar a atenção da sociedade e mostrar os serviços de apoio e atenção da assistência ofertados pela Prefeitura de Maceió ao dependente químico e seus familiares.

“Nós temos uma dura realidade em Maceió, assim como em quase em todo país, com o envolvimento cada vez mais precoce de adolescentes com 14 anos fazendo o uso de drogas. Nós vamos atuar durante essa semana de forma mais intensa em diversos pontos da cidade, focando no público jovem e seus familiares, já que o uso da droga gera dois sofrimentos, sendo o primeiro ao dependente químico e segundo aos seus familiares como codependentes”, frisou Fábio Rogério.

Campanha é focada para atingir o público jovem

As ações serão marcadas por uma programação com atividades adesivação, distribuição de material publicitário, exposição e debate virtual. Nesta segunda-feira (21) ocorre a primeira live para discutir os desafios de prevenção às drogas em tempos de pandemia, onde estarão reunidos no debate virtual integrantes de poder público e organizações que atuam cuidado e a prevenção às drogas na cidade. 

O segundo dia de live ocorrerá na terça-feira (22) quando os setores da Prefeitura de Maceió estarão unidos para discutir a rede de assistência ofertada pelo município. “Não é possível combate ao uso de drogas sem envolver os mais diversos setores e a integração tem sido a maior proposta secretaria na condução dessa campanha. Vamos trabalhar em parceria nas ações levadas aos jovens nas comunidades para que possamos diminuir esses índices”, afirmou secretário de Governo, Francisco Sales.

O Dia Internacional de Combate às Drogas (Dia internacional Contra o Abuso de Tráfico Ilícito de Drogas) é celebrado mundialmente no dia 26 de junho. Essa data foi criada pela ONU em campanha internacional do combate contra às drogas. 

Confira a programação: 

Segunda-feira (21)

9h – Adesivação no semáforo da Casa Vieira – Bairro do Farol.

19h – Live  Tema: Desafios de prevenção às drogas em tempos de pandemia

Terça-feira (22)

9h – Adesivação no Pátio Shopping – Benedito Bentes.

19h – Live  Tema: Fatores de proteção na prevenção às drogas

Quarta-feira (23)

8h às 12h – Exposição dos serviços do município e de instituições da sociedade civil sobre a dependência química. Local: Praça Deodoro

Sexta-feira (25)

Arraiá do Bem – arrecadação de alimentos para comunidades acolhedoras

Gilca Cinara / Ascom SMG

Botão Voltar ao topo
Fechar