Mais de 170 toneladas de lixo são retiradas da rede de drenagem em Maceió

Lixo obstrui galerias e provoca pontos de alagamento no período chuvoso

Infraestrutura realiza limpeza em galerias diariamente. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

De janeiro até o momento, foram retiradas cerca de 176 toneladas de lixo da parte interna da rede de drenagem em toda cidade. O descarte irregular de lixo feito pela população traz danos principalmente no período de chuvas. A Prefeitura de Maceió tem buscado, de maneira diária, minimizar o problema com trabalhos de manutenção e limpeza das galerias e bocas de lobo.

Equipes trabalham para melhorar vazão das águas. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

O objetivo das intervenções é evitar que os resíduos sólidos que se acumulam nas galerias e na rede de drenagem prejudiquem a vazão das águas. 

Lixo obstrui bocas de lobo. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

A falta de consciência coletiva sobre os riscos do descarte irregular de resíduos é um fator determinante para que esse comportamento seja contínuo. 

São encontrados diversos tipos de lixo nas galerias. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

“Nossas equipes já encontraram pneus de veículo, celular, garrafas pet, plásticos, bonecas, restos de televisão, parachoque de carro, sapato, entre outros. Precisamos que os maceioenses sejam mais conscientes e evitem jogar sujeira em locais inadequados”, disse o coordenador geral de drenagem, Gabriel Rodas.

Lixo encontrado em limpeza de galeria. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

O secretário municipal de Infraestrutura, Nemer Ibrahim, comentou sobre a cultura de intensificar os serviços de limpeza em pontos que são tidos como crônicos na cidade e destacou que é preciso entender e educar aquele cidadão que suja os espaços públicos. 

Prefeitura pede que população faça sua parte. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

“A Prefeitura vem trabalhando com muito afinco, porém nós precisamos que a comunidade faça sua parte, não só nós ajudando na fiscalização desses pontos e fazendo a comunicação para os órgão competentes de limpeza, mas principalmente descartando o lixo de forma correta. Lixo é para ser colocado no lixo”, afirmou. 

Equipes estão nas ruas diariamente. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

Daniel Paulino/Ascom Seminfra

Botão Voltar ao topo
Fechar