Membros do Fórum Municipal de Educação são empossados em solenidade

Representantes de várias instituições governamentais e da sociedade civil ficarão responsáveis por fiscalizar a execução do Plano Municipal de Educação

Foi realizada, nesta quinta-feira (18), a posse do Fórum Municipal de Educação de Maceió, em solenidade no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A cerimônia contou com a presença do secretário de Educação do município, Elder Maia, e de representantes do legislativo e sociedade civil que irão compor o colegiado.

Órgão colegiado deve fiscalizar a execução do Plano Municipal de Educação. Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed

O Fórum foi instituído pelo Plano de Educação do município, aprovado em 2015. O órgão deve exercer um papel fundamental na fiscalização e execução do plano, como explica o secretário Elder Maia. “Aliado ao diagnóstico que fizemos da educação municipal, essa presença da sociedade civil por meio do Fórum irá garantir a execução das metas do nosso plano de educação”, afirma.

Foram convidadas 27 instituições para compor o FME, que indicaram 62 representantes titulares e suplentes. Entre os órgãos com assento no colegiado, estão a Câmara Municipal de Vereadores, a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas e o Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBTQIA+.

A lista completa dos membros do órgão pode ser consultada no texto da portaria nº 1.936, divulgada no Diário Oficial do Município de 24 de maio de 2021.

Representante da Semed no Fórum, Claudiane Oliveira Pimentel conta que o órgão demorou anos para ser instituído e empossado. “Esse ato feito pelo secretário hoje é muito importante para a política de educação municipal. O exercício desse controle social é vital para a aplicação do nosso plano”, pontua.

Jadson Santos Silva, membro do Conselho Municipal de Educação (Comed) e representante do órgão no Fórum, destaca o papel das instituições da sociedade civil na Educação da cidade e diz que as eleições para a coordenação geral do Fórum e de seu regimento interno serão feitas no dia 24 deste mês. “O Fórum terá uma representação ampla de vários setores da sociedade maceioense, todos com significativa relevância na Educação Básica de Maceió, fazendo o diálogo entre sociedade e poder público”, afirma.

Jadson Santos Silva representa a Comed no Fórum. Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed

A cerimônia contou com apresentação cultural e momento de fala de todas as autoridades presentes. O termo de posse dos membros foi lido por Ângela Silva, membro da Comissão Provisória que irá gerir o FME até a eleição de sua direção definitiva.

Bárbara Heliodora, do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Alagoas (Sinepe) recebeu simbolicamente das mãos do secretário Elder Maia o seu termo de posse em nome de todos os presentes. A presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Marli Vidinha, diz que o Fórum é um espaço coletivo de diálogo e defesa das boas políticas educacionais.

A presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Marli Vidinha. Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed

“Todos os membros da coordenação provisória vêm, desde novembro do ano passado, cuidando para que esse momento aconteça. Não foi um trabalho simples e exigiu muita determinação”, revela a presidente. “Além de ter uma multiplicidade de entidades, este Fórum também tem pessoas comprometidas, e isso faz toda a diferença. Como nos ensinou Paulo Freire, a educação é um ato de amor e, portanto, de coragem”.

Luan Oliveira (estagiário) / Ascom Semed

Botão Voltar ao topo
Fechar