Mutirão de Coleta de Pneus atua nesta quarta (20) na orla lagunar e parte alta

Trabalho de controle e prevenção do Aedes aegypti pretende eliminar potenciais focos do mosquito para conter o avanço da dengue, zika e chikungunya

O Mutirão de Coleta de Pneus prossegue nesta quarta-feira (20) na região da orla lagunar e parte alta de Maceió, com a finalidade de prevenir e eliminar potenciais criatórios do mosquito Aedes aegypti. Desde segunda-feira (18), equipes de agentes de combate a endemias e educadores ambientais intensificaram a fiscalização de imóveis e estabelecimentos comerciais como desdobramento da campanha Maceió Unida Contra a Dengue.

Na terça-feira (19), além do recolhimento de pneus, agentes de educação ambiental estiveram na região da orla marítima com orientações aos comerciantes locais. A Prefeitura de Maceió anunciou a realização do mutirão para conter o avanço do número de casos de dengue em Maceió, que aumentou 60% em relação ao ano passado, considerando o período de janeiro a setembro.

“Foi proposta uma ação que envolvesse todos os órgãos da Prefeitura, dando ênfase ao recolhimento de pneus. A ação tem o intuito de visitar, fiscalizar e orientar a população para a prevenção. Nossa intenção é tirar da natureza cerca de dois mil pneus que possam estar em borracharias e possam ser descartados em terrenos baldios”, explica o coordenador do programa de Controle do Aedes aegypti, Erivaldo Raimundo.

A ação envolve agentes de controles de endemias, fiscais de posturas, guardas municipais, educadores ambientais e supervisores de área no trabalho de controle, prevenção e sensibilização da população para a adoção de hábitos adequados de acondicionamento do lixo doméstico e eliminação de criadouros do mosquito.

Dia D

No próximo sábado (23), Dia D da campanha, serão instalados quatro pontos de coleta para que a população leve pneus inservíveis que estão expostos à chuva e ao consequente risco de se tornar um criadouro do mosquito.

“O trabalho conjunto tem como foco o dia 23, Dia D da campanha, quando haverá quatro pontos de recebimento de pneus para descarte no local correto. A campanha mobiliza 320 agentes de endemias visitando residências, cemitérios e pontos estratégicos, que são imóveis de grande porte com risco potencial de proliferação do Aedes aegypti”, comenta Erivaldo Raimundo.

Os pontos de coleta de pneus serão instalados nas Praças da Faculdade, no Prado; Multieventos, na Pajuçara; Padre Cícero, no Benedito Bentes; no Osman Loureiro, no Clima Bom. Nesses locais as pessoas poderão entregar pneus usados que serão encaminhados para descarte adequado, eliminando o risco.

Colaboração

O coordenador pede a colaboração da população para eliminar todos os potenciais criadouros do mosquito, mantendo a limpeza dos ambientes e auxiliando a fiscalização.

“A gente precisa que a população nos ajude. Além dos esforços do poder público, é necessário que a população faça sua autoinspeção, receba bem o agente endemias, limpe bem sua calha, seus quintais, evite deixar qualquer tipo de depósito que acumule água”.

Notificação auxilia no planejamento das ações

A Gerência de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos orienta a população a procurar os serviços de saúde se sentirem sintomas de dengue. O registro do atendimento médico ajuda no direcionamento do trabalho das equipes de campo para os bairros com maior incidência de casos.

“Ao primeiro sintoma da dengue, o maceioense deve procurar o posto de saúde. Com o registro do atendimento no posto de saúde, nós vamos ter condições de mensurar nossas ações. O médico vai direcionar o tratamento e vai informar ao poder público com relação à quantidade de casos em Maceió, qual é o bairro que precisa de maior concentração de ações. É preciso que a população auxilie o poder público no planejamento das ações para que o trabalho de prevenção e controle tenha a eficácia esperada”, informa a gerente do setor, Carmem Samico.

No primeiro dia do Mutirão de Coleta de Pneus, foram fiscalizados vinte pontos de acúmulo de pneus, incluindo seis ferros-velhos e 14 borracharias. Durante o dia, foram recolhidos 220 pneus em três borracharias. Nesta terça-feira (19) foram fiscalizados cinco ferros-velhos e onze borracharias, com recolhimento de 338 pneus.

Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar