Mutirão recolhe 120 toneladas de resíduos no Mercado da Produção

Espaço recebeu ainda lavagem, desinfecção, limpeza de galerias e outros benefícios
Mais de 4 mil metros quadrados foram lavados e varridos no Mercado / Fotos: Victor Vercant

O Mercado da Produção, no bairro da Levada, recebeu nesta segunda-feira (10) o terceiro mutirão de limpeza e higienização desde o início do ano e teve mais de 120 toneladas de resíduos recolhidas pelas equipes da Prefeitura de Maceió.

O espaço interno foi lavado e desinfectado, enquanto a parte externa recebeu varrição, capinagem, limpeza de galerias, esgotamento de fossa, reparos da rede de esgoto, entre outras ações que envolveram cerca de 90 servidores.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), foram coletadas 40 toneladas de lixo nas áreas interna e externa, e mais 80 toneladas de dentro de canais que recebem os dejetos do Mercado.

A varrição e desinfecção foram feitas em uma área de 4.150 metros quadrados e mais 4,2 quilômetros receberam capinação e pintura de meio-fio.

A Sudes retirou duas toneladas de desejos das galerias de esgoto internas e externas e de fossas na região. Também foi feita a reposição e troca de tampas de fossas e caixas de passagem, além da colocação de 20 gelos baianos na área externa.

O trabalho é coordenado pelo Gabinete do Prefeito e Secretaria do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e conta também com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública de Maceió (Sima).

Desde o início de maio, a ação se tornou permanente em quatro mercados públicos da Capital – Produção, Jacintinho, Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes – e nas feiras adjacentes, beneficiando ao menos 2500 comerciantes que atuam nesses locais, além de milhares de consumidores.

Os próximos mutirões ocorrem nas seguintes datas:

  • Segunda (17) e terça (18), Mercado e Feirinha do Tabuleiro
  • Segunda (24), Mercado do Benedito Bentes

A Prefeitura também prepara projetos de reformas para melhorias nesses espaços e ampliou o número de equipes responsáveis pela limpeza diária dos mercados. O objetivo do Município é proporcionar um ambiente mais agradável para compras e com segurança sanitária, especialmente no período da pandemia de coronavírus.

Botão Voltar ao topo
Fechar