No período da tarde, simulado da Operação AL 2 evacua prédio no bairro Pinheiro

Exercício prático evacuou 28 pessoas que moravam em edificação do Pinheiro

A Operação Alagoas 2 concluiu os dois simulados previstos para serem realizado nesta quinta-feira (4). No evento desta tarde, as equipes da Defesa Civil Municipal e Estadual e do Exército Brasileiro realizaram a evacuação de 28 pessoas em um edifício no bairro do Pinheiro.

A ação é parte dos treinamentos realizados em parceria com instituições dos Governos Municipal, Estadual e Federal. Participam da Operação Alagoas 2 a Defesa Civil de Maceió, Exército Brasileiro, da Defesa Civil Estadual, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT); das Secretarias Municipais de Segurança e Convívio Social (Semscs) e de Assistência Social (Semas); da Cruz Vermelha; da Polícia Militar; da Samu; do Corpo de Bombeiros e do Grupamento Aéreo.

Na ação desta tarde, os técnicos da Operação Alagoas 2 consideraram a mesma situação que norteou o simulado da manhã, considerando a existência de um tremor de 2,4 graus na escala Richter teria sido registrado na madrugada do dia 1º de novembro. Após a confirmação do tremor, foi instituído um Centro de Operações Interagências, baseado no quartel do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, no bairro da Gruta de Lourdes.

No começo da tarde, a Defesa Civil de Maceió foi acionada através da Central 199, com os moradores relatando que um prédio estaria produzindo estalos que indicavam problemas estruturais. Uma equipe do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cimadec) de Maceió foi ao local, o Edifício Tibério Rocha, que fica na Rua Joaquim Gouveia de Albuquerque, no bairro do Pinheiro, onde constatou o fato e solicitou apoio para proceder com a evacuação do imóvel.

“Nesse caso, nós solicitamos apoio ao nosso operacional, que entrou em contato com o Centro Operacional Interagências e a medida que fomos demandando outros órgãos parceiros foram sendo acionados para auxiliar no procedimento”, explicou Victor Gama, engenheiro do Cimadec.

As 28 pessoas evacuadas do edifício foram atendidas inicialmente pela Diretoria Social da Defesa Civil de Maceió e encaminhadas para o Centro de Acolhimento e Triagem, onde equipes da Secretariam Municipal de Assistência Social e da Cruz Vermelha estavam aguardando para dar continuidade ao atendimento.

Para o coordenador geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, o exercício foi proveitoso. “Nós entendemos que o desempenho das nossas equipes foi ainda melhor do que o simulado ocorrido pela manhã, uma vez que pequenos ajustes já foram realizados e pequenas falhas já corrigidas. Esperamos ter a oportunidade de promover e participar de outras ações como essa no futuro e contar com a parceria de todos os órgãos”, concluiu o coordenador.

Erik Maia / Secom Maceió

Botão Voltar ao topo
Fechar