Novembro Azul: Dia D é marcado por ações de Saúde na orla lagunar

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata teve serviços de saúde para homens do Dique Estrada

Na manhã desta quarta-feira (17), os homens que residem próximo à região do Papódromo, no Vergel do Lago, contaram com uma série de ações de saúde alusivas ao dia D da campanha Novembro Azul e ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. As atividades alertaram para a importância da prevenção, detecção e do cuidado com o câncer de próstata, além de promover ações de saúde integral para esse público.

Durante a manhã, cerca de 80 homens participaram das atividades promovidas pelo Programa Municipal de Saúde do Homem do Município e diversos setores da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS). Serviços como aferição de pressão e glicemia; vacinação para hepatite, sarampo e tétano; orientações sobre higiene bucal; encaminhamento para consultas com urologistas; e orientações sobre alimentação saudável com as equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) foram ofertados.

Homens participam de ações na orla lagunar. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Segundo Camila Calaça, responsável técnica pelo Programa de Saúde do Homem da SMS, o Novembro Azul chama a atenção para o câncer de próstata e para diversas outras doenças que podem acometer aos homens. “Ao longo das ações desse mês também estamos atuando na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, câncer de pênis e câncer de boca, entre outros agravos que acometem muitos homens”, destaca.

Camila Calaça, responsável técnica pelo Programa de Saúde do Homem da SMS. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

“O público atendido hoje de manhã já sai com encaminhamento e dia agendado para uma consulta com o urologista, que é feito na Unidade de Referência Roland Simon, aqui mesmo no Segundo Distrito, no Vergel. Porém, todas as nossas unidades contam com um fluxo de atendimentos clínicos e urologistas, um atendimento mais célere e diferenciado para a população”, completa Camila.

A manhã contou, ainda, com a animação da drag queen Paty Maionese; uma apresentação cultural com o grupo Batuque Mundaú, composto por moradores da região da Lagoa Mundaú e equipes do Consultório na Rua; distribuição de preservativos masculinos e femininos; e a realização de 50 testes rápidos para detectar quatro tipos de doenças, como HIV, Hepatite B e C e Sífilis com a equipe da Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais do Município.

Robson Albuquerque é morador da região do Dique Estrada e participou das ações no Papódromo. Para ele, é muito importante atender a esse chamado da Prefeitura de Maceió para o cuidado com a saúde. “Eu tenho alguns problemas de saúde, mas sempre busco melhorias e me cuido. Eu sei que os homens não costumam procurar o médico, o preconceito ainda é muito grande, mas isso não devia existir, pois nós temos que estar atentos à nossa saúde”, afirma.

Robson Albuquerque é morador da região do Dique Estrada e participou das ações no Papódromo. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Ações da Saúde Bucal

Além de palestras educativas sobre a importância da higiene bucal correta e a alimentação saudável como aliados da boa saúde dos dentes, a Gerência de Saúde Bucal de Maceió fez exames para detectar sinais de câncer bucal.

“Hoje, trouxemos informações sobre higiene, cárie, doenças periodontais e um consultório móvel para fazer a busca por sinais de câncer de boca, que acomete principalmente pessoas acima de 40 anos, que fumam, que têm o hábito de ingerir álcool, trabalho de exposição ao sol e a infecção por HPV”, explica Ducy Lily Joazeiro, gerente de Saúde Bucal.

Ducy Lily Joazeiro, gerente de Saúde Bucal de Maceió. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

“Caso seja detectada alguma lesão suspeita, o paciente é encaminhado para o Bloco F do Pam Salgadinho para uma avaliação do estomatologista para dar seguimento às orientações do que foi detectado e ao tratamento do paciente”, completa a gerente.

As equipes também distribuíram kits de higiene oral e fizeram demonstrações técnicas de escovação, enfatizando a importância do cuidado com a saúde dos dentes.

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar