Novembro Azul promove ações de proteção à saúde do homem em Maceió

Programação inclui ações de prevenção como palestras educativas, atendimento médico e oferta de exames

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) mobiliza as unidades de saúde para as ações da campanha Novembro Azul, destinada à conscientização da população para a saúde do homem, com ênfase na prevenção, detecção e cuidado do câncer de próstata. No decorrer do mês, serão promovidas atividades como palestras, entrega de material educativo em semáforos da cidade, realização de exames e atendimento médico. Além disso, Maceió ofertará, entre 22 e 26 de novembro, atendimento exclusivo para o púbico masculino no horário das 17h às 21h em oito unidades de saúde da capital.

Confira programação aqui.

A técnica responsável pelo Programa Saúde do Homem na Secretaria de Saúde de Maceió, Camila Calaça afirma que a procura do público por atendimento e realização de exames nas unidades de Maceió foi reduzida durante a pandemia, sendo esse mais um importante motivo para as ações do Novembro Azul.

“O homem também deve olhar com carinho para a própria saúde. É preciso incluir a prevenção na sua rotina, tanto para diminuir o risco de doenças, como para aumentar as chances de cura por meio do diagnóstico precoce”, ressalta.

A campanha

O Novembro Azul é um movimento mundial criado com a finalidade de alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), dentre os fatores associados ao desenvolvimento da doença estão o estilo de vida, a idade avançada, hereditariedade, obesidade e exposição a componentes como fuligem, arsênio e produtos derivados de petróleo.

Maceió tem 160.727 homens dentro da faixa etária de 40 a mais de 80 anos – idades que apresentam maiores índices da doença. Destes, em média 15% são diagnosticados com câncer de próstata anualmente.

Polyanna Monteiro/Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar