Novembro Azul: Saúde leva ações de prevenção para trabalhadores da construção civil

Atividades incluíram roda de conversa, atualização vacinal e realização de testes rápidos

O Programa Saúde do Homem, da Secretaria de Saúde de Maceió, levou, nesta quinta-feira (11), atividades de prevenção para trabalhadores de um dos canteiros de obras da empresa Contrato Engenharia, localizado no Farol. A iniciativa inclui o calendário de ações do Novembro Azul- campanha destinada à intensificação de ações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.  

Na ação, técnicos da Saúde realizaram roda de conversa sobre câncer de próstata e de pênis, pré-natal masculino e doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Os trabalhadores também contaram com atualização de cartão de vacina e realização de teste rápido para detecção de HIV/Aids, Sífilis e Hepatites Virais.

Segundo a coordenadora do programa, Camila Calaça, a ação foi pensada a partir de uma solicitação feita pela empresa Contrato Engenharia à Saúde do Homem da SMS. A coordenadora afirma que ficou muito feliz em poder fazer esse movimento de levar ações de saúde a empreendimentos de Maceió.

“Para nós é muito satisfatório poder estar aqui conversando sobre saúde do homem com todos esses trabalhadores e trazendo também outras ações de prevenção como forma de reforçar a importância que existe do homem olhar para a própria saúde com responsabilidade e carinho”, destacou Camila.

Daniel Neves é técnico de Segurança do Trabalho da empresa Contrato Engenharia e afirma que solicitou a oferta dos serviços por acreditar que Saúde do Homem deve ser um assunto cada vez mais discutido  entre as pessoas para que os homens internalizem a necessidade de cuidar da saúde.

“É um momento muito rico em que devemos  ouvir, com atenção, todas as informações repassadas pelos profissionais da secretaria para poder depois colocarmos em prática tudo o que estamos aprendendo. Tenho certeza de que todos aqui estão muito satisfeitos e sairão mais atentos aos hábitos de prevenção à saúde”, disse.

Novembro Azul

As ações do Novembro Azul continuarão até o final do mês em todas as unidades de saúde de Maceió. Dentre as atividades promovidas estarão palestras, entrega de material educativo em semáforos da cidade, realização de exames e atendimento médico. Além disso, Maceió ofertará, entre 22 e 26 de novembro, atendimento exclusivo para o público masculino no horário das 17h às 21h em oito unidades de saúde da capital.

Confirma programação aqui.

A campanha

O Novembro Azul é um movimento mundial criado com a finalidade de alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), dentre os fatores associados ao desenvolvimento da doença estão o estilo de vida, a idade avançada, hereditariedade, obesidade e exposição a componentes como fuligem, arsênio e produtos derivados de petróleo.

Maceió tem 160.727 homens dentro da faixa etária de 40 a mais de 80 anos – idades que apresentam maiores índices da doença. Destes, em média 15% são diagnosticados com câncer de próstata anualmente.

Polyanna Monteiro/Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar