Novembro Azul: UBS José Tenório promove ações para usuários em horário noturno

Iniciativa contou com atendimentos médicos e odontológicos, palestra educativa, testes rápidos e outros procedimentos

Com o intuito de ampliar a oferta de serviços voltados à promoção e prevenção da Saúde do Homem, a Unidade Básica de Saúde José Tenório Albuquerque Lins, na Serraria, ofertou ao público masculino, na noite desta segunda-feira (22), serviços como palestras educativas, atendimento médico, assistência odontológica e realização de testes rápidos para detecção de sífilis, HIV/Aids e hepatites virais. No total, foram realizados 80 atendimentos no local.

UBS José Tenório promove ações para usuários em horário noturno. Foto: UBS José Tenório

Durante a ação, que aconteceu das 17h às 21h, usuários atendidos na unidade tiveram acesso a informações sobre saúde integral do homem, prevenção de câncer de próstata, pênis e de boca. Os participantes contaram, também, com atualização de calendário vacinal, aferição de pressão arterial e glicemia, distribuição de preservativos e coffee break.

O gerente da unidade, José Carlos Neto, afirma estar muito satisfeito com o resultado da ação e atribui o sucesso ao horário escolhido para a realização das atividades.

“Estamos muitos felizes com o resultado e acreditamos que a alta procura deve-se muito ao horário que escolhemos para realizar a ação. Muitos homens não comparecem regularmente à unidade de saúde por que trabalham durante todo o dia. Temos certeza que todos sairão daqui com a saúde em dia e bem assistidos”, destacou.

UBS José Tenório promove ações para usuários em horário noturno. Foto: UBS José Tenório

Além dos serviços ofertados na ação, a UBS José Tenório também destinou parte das vagas de atendimentos da semana para a demanda masculina que não conseguiu garantir consulta nesta segunda-feira. “Tomamos essa decisão para que ninguém ficasse sem assistência. Então, todos aqueles que vieram hoje já saíram com sua data agendada para serem atendidos ainda esta semana”, concluiu o gerente.

Ações em horário noturno

Além da UBS José Tenório, outras sete unidades estarão ofertando, durante toda a semana, ações no horário noturno para os maceioenses que precisam de assistência do Sistema Único de Saúde. Palestras educativas, atendimentos médicos e odontológicos, testes rápidos e encaminhamento para urologistas estão entre as ações a serem desenvolvidas pelas unidades.

Segue lista de locais onde serão realizadas as atividades:

-Unidade de Saúde Osvaldo Brandão Vilela, Bairro Ponta da Terra;
-Unidade de Saúde Durval Cortez, Bairro Prado;
-Unidade de Saúde da Pitanguinha, Bairro da Pitanguinha;
-Unidade de Saúde Antônio de Pádua, Bairro Petrópolis;
-Unidade de Saúde José Tenório, Bairro Serraria;
-Unidade de Saúde Hamilton Falcão, Bairro Benedito Bentes;
-Unidade de Saúde Tereza Barboza, Bairro Cidade Universitária;
-Unidade de Saúde Maria Conceição Paranhos, Bairro Jacarecica.

A campanha

O Novembro Azul é uma campanha mundial que busca conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, especialmente na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, um dos mais freqüentes entre os brasileiros.
A falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial. Segundo o Instituto Lado a Lado Pela Vida, o tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata chega a índice de cura de até 90%.

Polyanna Monteiro – Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar