Oferta de serviços de Saúde movimenta Mercado da Produção, na Levada

Além de comerciantes, trabalhadores e frequentadores do Mercado, moradores da região procuraram atendimento do projeto Saúde Até Você

Moradores do bairro Levada e entorno, frequentadores e trabalhadores do Mercado da Produção atenderam ao chamado do projeto Saúde Até Você, instalado nesta terça-feira (14) no estacionamento do Mercado da Produção. As atividades foram divulgadas internamente por meio da rádio local e logo cedo as pessoas começaram a chegar para o atendimento, que teve início às 9h.

O projeto, realizado em parceria entre as as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), levará serviços de saúde a mercados públicos e feiras livres de Maceió.

Na abertura dos trabalhos, um dos serviços mais procurados foi a vacinação contra a Covid-19. O primeiro a se vacinar foi Luís Ferreira da Silva, que esteve no local para tomar a dose de reforço. Ele contou que é frequentador do Mercado e ficou sabendo da ação por meio de conversa com feirantes que trabalham no local.

Ao lado dele estava a dona de casa Dorgivana Santos, moradora da região, que também foi ao local para tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19. “Fiquei sabendo, por vizinhos, que estavam vacinando contra a Covid aqui, então achei prático porque é perto de casa e vim logo para tomar minha segunda dose”, comentou.

Alexsandro Caetano Saturnino contou que ainda não tinha tomado a primeira dose das vacinas contra a Covid-19 porque quando a vacinação começou, ele estava fazendo outro tratamento de saúde, mas nesta terça, passando pelo local, decidiu iniciar a imunização.

“Eu estava com medo de misturar a vacina com os remédios fortes que eu estava tomando, mas hoje, passando por aqui, ouvi o chamado da rádio e senti vontade de tomar a vacina”, contou o usuário. Ele disse que estando no local, aproveitaria para participar também dos outros atendimentos.

Assistente social do programa IST/Aids, Teresa Carvalho fala da importância de serviços itinerantes de saúde. Foto: Victor Vercant

Para a assistente do programa IST/Aids da SMS Teresa Carvalho, as ações itinerantes são fundamentais para assistir as pessoas que não têm como, no dia a dia, tirar um tempinho para cuidar da saúde.

“A saúde sair dos seus muros e vir para a comunidade é uma estratégia muito importante para dar acesso à população aos serviços que a gente oferece, principalmente porque a gente sabe que o trabalhador tem muita dificuldade de ir às unidades de saúde no horário comercial, então essa é uma oportunidade que os usuários vão ter para fazer sua sorologia, se vacinar e buscar outros serviços de saúde”, comentou.

Secretária Célia Fernandes deu entrevista à radialista Ângela Cláudia, da Rádio Mercado da Produção. Foto: Victor Vercant

Em entrevista à radialista Ângela Cláudia, da Rádio Mercado da Produção, a secretária Célia Fernandes apresentou o projeto, convidou a população a participar e a divulgar os serviços entre amigos e familiares.

“É um prazer vir ao Mercado para trazer o projeto Saúde Até Você, realizado em parceria com o secretário [do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária], Carlos Ronalsa, que trabalha com perseverança para melhorar os serviços do Mercado”, comentou. “O projeto foi uma iniciativa do prefeito JHC, dentro da das ações para melhorar a oferta de serviços municipais às pessoas que, em razão do trabalho que exercem, têm dificuldade de procurar as unidades de saúde”, informou a Célia Fernandes.

A secretária anunciou os serviços disponibilizados nas tendas instaladas no estacionamento do Mercado. “Estamos hoje, das 9h às 16h, trazendo serviços aos trabalhadores do Mercado, consumidores e moradores do entorno. Tem vacinação contra a Covid, venham tomar sua vacina para que nunca mais a gente precise fechar estabelecimentos; temos orientações com nutricionista, psicólogo, assistente social; testes rápidos para detectar sífilis, HIV e hepatites; trazemos também cuidados com a saúde do trabalhador e saúde do homem, além de orientações e kits da saúde bucal. Hoje estamos aqui, amanhã estaremos no Mercado do Artesanato e na quinta-feira (16) iremos à Feira do Jacintinho”, apresentou.

Acompanhada do secretário Carlos Ronalsa, a secretária também circulou pelo Mercado, convidou comerciantes e clientes a participar dos serviços do Saúde Até Você e pediu para que os usuários atendidos divulguem o projeto, que até o dia 4 de janeiro, com intervalo na semana dos festejos natalinos, circulará por feiras livres e mercados públicos de toda a cidade.

Confira o cronograma do projeto Saúde Até Você

  • 14 de dezembro – estacionamento do Mercado da Produção
  • 15 de dezembro – Mercado do Artesanato
  • 16 de dezembro – Mercado do Jacintinho
  • 21 de dezembro – Feirinha do Tabuleiro
  • 22 de dezembro – Estacionamento do Mercado do Benedito Bentes
  • 23 de dezembro – Estacionamento do Centro Pesqueiro em Jaraguá
  • 04 de janeiro de 2022 – Estacionamento do Mercado da Produção

Ascom SMS com Ascom Semtabes

Botão Voltar ao topo
Fechar