Oficina debate diretrizes para elaboração do Plano de Saúde de Maceió

Documento conterá todas as estratégias em Saúde que norteará a pasta nos próximos quatro anos
Sônia Moura, diretora-geral da Diretoria de Planejamento em Saúde da SMS. Foto: Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma oficina com todas as diretorias da pasta para apresentar informações sobre Planejamento Estratégico na Saúde Pública e discutir as primeiras diretrizes necessárias para a elaboração do Plano Municipal de Saúde para o período de 2022 a 2025. A conclusão do documento está prevista para setembro. O encontro ocorreu na última sexta-feira (11).

Como primeiros passos da elaboração do Plano, duas frentes de atuação ficaram estabelecidas: a análise situacional de todos os serviços e estrutura interna da pasta e a avaliação epidemiológica dos oito Distritos Sanitários de Maceió, que oferecerá um diagnóstico sobre as principais demandas em saúde da população.

A discussão teve como norteadores principais todos os eixos e diretrizes para a área da Saúde, presentes no Plano de Governo da atual gestão municipal, e resultará na confecção de um documento técnico que servirá como base para as próximas fases do processo.

Sônia Moura, diretora-geral da Diretoria de Planejamento em Saúde, afirma que o sucesso do documento está inteiramente ligado a essa fase inicial do processo. “Precisamos saber, da forma mais real possível, sobre as necessidades da secretaria e da população e, só então, poderemos tomar decisões com assertividade”, afirmou a diretora.

A análise situacional está prevista para ter início em julho. Após isso, outros passos serão estabelecidos para elaboração do Plano como, por exemplo, a realização de oficinas e discussões participativas com trabalhadores da saúde e população maceioense.

Polyanna Monteiro – Ascom – SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar