Olimpíada de Matemática tem boa aceitação entre estudantes e professores

Primeira edição ocorreu entre os dias 4 e 5 de novembro, com provas aplicadas para quase dez mil estudantes

A Olimpíada de Matemática de Maceió (OM²) encerrou sua primeira edição com boa aceitação entre os quase 10 mil alunos que se inscreveram na competição. Com provas aplicadas nos dias 4 e 5 de novembro, a disputa teve o objetivo de estimular o estudo da matemática entre os alunos da rede.

Alunos de 1° ao 9° ano de escolas da rede municipal fazem provas da OM². Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed

Foram 9.492 mil estudantes do 1ª ao 9º ano de 30 escolas da rede municipal inscritos, uma adesão que superou as expectativas estimadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Com provas elaboradas em parceria com o Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), os alunos puderam se aproximar um pouco mais deste componente curricular.

Noemi Lima da Silva é aluna do 6º ano da Escola Municipal Katia Pimentel Assunção e falou sobre a experiência de participar da primeira edição da OM² “Gostei da prova. Apesar de estar num nível alto, eu consegui responder todas as questões”, disse.

Já Rayane Vitória falou da importância da prova para servir como um estímulo para melhorar seu desempenho nos estudos. “Respondi todas as perguntas da prova e achei um pouco difícil, mas foi importante para que nos próximos anos eu estude mais e tenha mais facilidade na hora da prova”, comentou.

O resultado na competição também está entre as expectativas dos estudantes. Yasmin Cristine torce para que tenha tido sucesso na prova. “Senti um pouco de dificuldade, mas mesmo assim gostei da prova e estou torcendo pra ter um bom resultado na competição”, disse.

Estimular o raciocínio lógico dos alunos está entre um dos objetivos da Olimpíada de Matemática. Maria Nazaré, professora do 5º ano da Escola Municipal Doutor Baltazar de Mendonça falou sobre a importância disto para edificação do aprendizado dos estudantes.

Maria Nazaré, professora do 5° ano da Escola Municipal Doutor Baltazar de Mendonça. Foto: Luan Oliveira

“A aplicação dessas provas é muito importante para nossos alunos, principalmente para estimular os alunos desde a infância para que desenvolvam habilidade para futuros processos seletivos. As provas foram muito bem elaboradas, as questões exigem que as crianças desenvolvam um raciocínio para responder e isso é muito construtivo para o aprendizado deles”, afirmou.

Lucrécia Márcia Falcão, diretora da Escola Municipal Arnon Afonso Farias de Melo, também ressaltou a importância da OM² para despertar nos alunos um interesse para uma intensificação dos hábitos de estudo.

Lucrécia Márcia Falcão, diretora da Escola Municipal Arnon Afonso Farias de Melo. Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed

“Sem dúvidas a aplicação das provas da primeira Olimpíada de Matemática de Maceió é um estímulo a mais para nossos estudantes para que eles criem esse hábito de estudo para uma vida estudantil cheia de seleções. Eles estão motivados e muito participativos”, concluiu.

A divulgação dos resultados da Olimpíada de Matemática está prevista para acontecer na primeira semana de dezembro, com a premiação para os três primeiros colocados de cada nível e também para os professores que tiverem o maior número de alunos campeões.

Pâmela de Oliveira (estagiária) / Ascom Semed

Botão Voltar ao topo
Fechar