Operação Alagoas 2: Exercício de resgate a vítimas de soterramento acontece em Maceió

Ação simulou o resgate de 12 pessoas que ficaram soterradas após desabamento de prédio

Desabamento de um prédio com vítimas fatais, feridos graves e o controle de uma população desesperada em busca de informações. Este foi o cenário de uma operação simulada realizada na manhã desta quinta-feira (4) no bairro do Pinheiro, em Maceió. No exercício, a equipe da Operação Alagoas 2, composta por diversas agências, tiveram a oportunidade de treinar a integração operacional diante de uma situação de emergência.

O simulado ocorreu na escombros dos edifícios Antares e Olímpia, na Rua Jornalista Augusto Vaz Filho. Eles foram demolidos emergencialmente no mês outubro por risco iminente de desabamento.

Para o coordenador geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, o exercício foi um sucesso. “Nossas equipes puderam atuar numa situação que exigiu tomadas de decisão rápidas, acionamento de equipes de resgate e socorro médico e contou com a logística integrada dos três entes federados”, explicou o coordenador.

Equipes do Exército Brasileiro, da Defesa Civil de Maceió, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT); das Secretarias Municipais de Segurança e Convívio Social (Semscs) e de Assistência Social (Semas); da Cruz Vermelha; da Polícia Militar; da Samu; do Corpo de Bombeiros e do Grupamento Aéreo participaram do adestramento que consistiu no isolamento de algumas ruas do bairro, além da busca e resgate de vítimas.

O comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz), tenente coronel Rodrigo de Almeida Paim, destacou que a interação entre as agências participantes resultam no melhor atendimento à população.

“O Exército Brasileiro, através do Comando do Nordeste e do 59º BIMtz, está realizando um exercício de apoio à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros Militar. Esse exercício é vocacionado para ajuda humanitária, onde o protagonismo é dessas duas agências. As capacidades que temos, entre todas as agências, se somam para cooperar nesse exercício”, concluiu.

O exercício

A ação considera que na madrugada do dia 1º de novembro foi registrado um tremor de 2,4 graus na escala Richter, com epicentro no bairro do Pinheiro. Após o registro dessa ocorrência, conforme prevê o Plano de Contingência de Maceió, foi constituído o Centro de Operações Interagências, baseado no quartel do Exército, em Maceió.

Após o colapso de uma edificação, foi identificado o número de 12 pessoas soterradas. Equipes do Corpo de Bombeiros realizaram os atendimentos e identificaram quatro feridos em estado leve, outros cinco feridos em estado grave e que três das vítimas morreram.

Após serem resgatadas, as vítimas foram socorridas pelo Samu, e encaminhadas para o Centro de Acolhimento e Triagem (CAT), no bairro do Pinheiro, onde se encontravam seus familiare. Em seguida, todos foram encaminhados para as unidades hospitalares correspondentes.

A Guarda Municipal de Maceió através dos integrantes do Grupamento de Apoio e Ação Operacional (GAAO) fizeram a segurança das equipes da Assistência Social e da Cruz Vermelha enquanto os profissionais realizavam o atendimento às vítimas no CAT.

Erik Maia/Secom Maceió

Botão Voltar ao topo
Fechar