Operação checa escapamentos de motos e remove veículos irregulares

Ação fiscalizatória busca coibir irregularidades e proporcionar maior bem-estar aos maceioenses
Ação abordou mototaxistas no bairro da Santa Lúcia. Foto: SMTT

Equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) deflagraram, nesta segunda-feira (07), a operação “Descarga Livre”. A ação educativa e fiscalizatória tem o intuito de coibir alterações indevidas no sistema de escapamento dos veículos, que gera poluição sonora e a perturbação do sossego. A operação, voltada aos motociclistas, foi realizada na Avenida Francisco Afonso de Melo, no bairro de Santa Lúcia.

Motocicletas com irregularidades foram recolhidas ao pátio de veículos. Foto: SMTT

“É bem comum encontrarmos condutores que alteram o escapamento, retiram o silenciador e sistema de escapamento, ações que perturbam o sossego alheio e estão em desacordo com a legislação brasileira de trânsito. Nesse sentindo nós estamos intensificando as fiscalizações para combater a prática desses condutores”, pontuou o diretor de operações de Mobilidade da SMTT, Ricardo Duarte.

Abordagens educativas buscam concientizar condutores e proporcionar segurança aos maceioenses. Foto: SMTT

Durante a blitz, cerca de 150 abordagens foram realizadas e 43 condutores foram autuados, o que corresponde, em média, a uma infração a cada três abordagens. Na ocasião, 23 veículos foram removidos ao pátio da empresa contratada pela SMTT para a guarda de veículos, de onde só serão liberados após sanarem as irregularidades e regularizarem das pendências junto ao Município.

A ação contou com o apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran/AL) e da Guarda Municipal.

Outras irregularidades

Ainda na operação, a equipe de Fiscalização flagrou outras infrações de natureza gravíssima, a exemplo de condutores inabilitados, ausência de itens de segurança obrigatórios e veículos fora de licenciamento, irregularidades que colocam em risco a vida das pessoas.

Fiscalizações contribuem para o bem-estar das pessoas e preserva vidas no trânsito. Foto: SMTT

“Mesmo tendo o objetivo de checar as condições dos sistemas de escapamento, outras irregularidades acabam sendo visualizadas durante as abordagens. Essas operações são extremamente importantes e o nosso objetivo é torná-las cada vez mais frequentes, pois ao mesmo tempo que educa os condutores, resulta numa malha viária mais segura aos maceioenses”, finalizou o titular da SMTT, André Costa.

Ascom SMTT

Botão Voltar ao topo
Fechar