Outubro Rosa movimenta atendimento do sábado (23) no PAM Salgadinho

Atendimento foi ampliado com ações preventivas à saúde da mulher

As atividades do último sábado (23) no PAM Salgadinho trouxeram um colorido a mais às ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Alinhada às ações realizadas pela coordenação do Programa de Saúde da Mulher, a unidade de atendimento especializado somou aos serviços que já vem ofertando todos os sábados a comemoração do Dia D de Combate ao Câncer de Mama, mobilizando todo o público feminino para o tema.

A secretária Célia Fernandes conferiu as atividades e conversou com usuárias no local. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Iniciada por volta das 8h, a atividade focada na temática do Outubro Rosa ocupou vários espaços da unidade. No bloco C, as usuárias puderam realizar citologias e participar de palestras educativas; no bloco I, testes rápidos para HIV/Aids, Sífilis e Hepatites Virais; e as ações de saúde bucal – como orientações sobre câncer de boca – ficaram concentradas no bloco F. O movimento também foi intenso no Laboratório de Análises Clínicas de Maceió – Laclim, com o atendimento de 103 pacientes e a realização de cerca de 1.100 exames.

A secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes, acompanhou a ação desde o início e percorreu – ao lado da secretária-adjunta de Gestão, Giselle Mascarenhas, e da diretora de Gestão e Planejamento em Saúde, Sônia Moura – os blocos e corredores do PAM Salgadinho. Para incentivar o engajamento na ação, a secretária se submeteu a um teste rápido, assistiu a apresentação de dança cigana do Studio Mandala e conversou com as usuárias, para avaliar o andamento dos serviços.

“Ficamos felizes em ver o PAM Salgadinho tão movimentado com essa agenda de serviços voltados às mulheres. E nos orgulha ver tudo tão bem organizado, pois esse é o SUS que estamos trabalhando para ter em todo o município, com a assistência à saúde com a qualidade que o prefeito JHC deseja, acessível a todos os maceioenses”, ressaltou Célia Fernandes.

Essa percepção ficou ainda mais clara nas dependências do bloco L, direcionado aos exames de imagem, onde foram realizadas as mamografias, sem que houvesse a necessidade de qualquer agendamento. A aposentada Antônia Rosa foi uma das usuárias beneficiadas na ação. Ela, que foi à unidade para um procedimento agendado de raio-x do joelho, saiu do local com todos os procedimentos preventivos em dia.

Dona Antônia, aposentada, foi uma das usuárias beneficiadas com a ação. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

“Eu já não fazia esses exames há dois anos, porque, com a pandemia, o medo de ir a uma unidade de saúde era grande. E já estava preocupada. Encontrar essa oportunidade aqui foi uma surpresa muito boa”, frisou.

Aos 41 anos, a costureira Mauricélia Alves estava no PAM Salgadinho para realizar os exames preventivos de câncer de mama (mamografia) e de colo do útero (citologia e colposcopia) pela primeira vez. Ela foi informada da ação por uma amiga que trabalha na unidade e chegou cedo pra não perder a chance de cuidar da saúde.

Mauricélia não se intimidou com exame e agradeceu pelo acesso ao serviço. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

“Sempre me preocupo em cuidar da saúde, mas nem sempre temos um acesso facilitado a consultas e exames ou tempo disponível durante a semana. Foi muito bom ver que o município pensou nessa alternativa”, ressaltou.

Para a doméstica Quitéria Santos, que aguardava para fazer a mamografia, os cuidados preventivos contra o câncer são uma preocupação constante. Além de ter perdido uma prima aos 28 anos para o câncer de mama, ela traz em seu histórico familiar registros de casos de câncer tanto por parte de mãe quanto de mãe.

“Morro de medo dessa doença. Hoje vim trazer minha mãe pra fazer outro exame, mas já estou aqui na fila para me cuidar também. Não vou deixar passar essa chance de me cuidar de jeito nenhum”, reforçou Quitéria.

A ação de sábado fez parte da programação que o PAM Salgadinho – maior unidade de média complexidade da América Latina – vem desenvolvendo no período de 18 a 30 deste mês, voltada para as comemorações do Dia do Servidor, celebrado em 28 de outubro.

“Foi muito produtivo ampliar as atividades para os demais usuários que estavam por lá, pois assim pudemos cumprir com a missão de cuidar dessas pessoas, que também estavam precisando de cuidado. Poder contar com os colaboradores e profissionais da unidade foi fundamental para que tudo fosse perfeito. Eu agradeço e parabenizo a todos que fizeram dessa ação um sucesso”, destaca a diretora administrativa do PAM Salgadinho, Ethienne Delamare.

Cássia Oliveira – Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar