Outubro Rosa supera expectativas e reaproxima usuárias dos serviços de saúde

Campanha incrementa ações do município, que sofreram queda durante a pandemia

Criada com o objetivo de conscientizar a população acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a campanha do Outubro Rosa superou todas as expectativas em Maceió, reintegrando o público feminino – que se manteve afastado dos serviços de saúde durante a pandemia – à assistência em saúde disponibilizada nas unidades do município.

Ações mobilizaram usuárias nas unidades de saúde. Foto: Victor Vercant/AScom SMS

A campanha é coordenada anualmente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e, em 2021, envolveu 31 unidades de saúde na ação, promovendo entre as usuárias do SUS atividades de autocuidado, a disseminação de informações e a ampliação da oferta de mamografias para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, além de outros exames preventivos, atendimentos médicos em áreas diversas e serviços como testes rápidos e vacinação.

O quantitativo de atendimentos feitos e encaminhamentos para exames de mamografia realizados pelas unidades ainda está sendo alimentado junto ao Sistema de Informação, mas o total de procedimentos executados pelas oito unidades de referência do município, no último dia 23, Dia D da campanha do Outubro Rosa, já reflete o desempenho das equipes de saúde da Prefeitura para promover o diagnóstico precoce e o autocuidado junto à população feminina.

Ao todo, foram realizados, neste único dia de ação, 1.722 procedimentos: 380 consultas com ginecologistas e outras especialidades; 257 citologias; 300 testes rápidos; 200 atendimentos odontológicos; 65 vacinas aplicadas; e disponibilizados 520 encaminhamentos para mamografia.

Secretária Célia Fernandes. Foto: Secom Maceió

“Garantimos o suporte necessário – inclusive estruturando equipamentos próprios no PAM Salgadinho e no 2º Centro de Saúde – para retomar a eficiência dos serviços de saúde voltados para as mulheres de Maceió. Essa foi a missão que o prefeito JHC nos deu, melhorar o atendimento à saúde para garantir a assistência que o maceioense precisa”, ressaltou a secretária Célia Fernandes.

Com o apoio da Prefeitura de Maceió e parcerias com as demais secretarias e órgãos municipais, a SMS também se uniu à Rede Feminina de Combate ao Câncer e à Associação de Pessoas com Câncer (APECAN) para mobilizar o público feminino com uma divulgação ampliada das ações, promovendo atividades como palestras, seminários, exposição temática de fotografias em shoppings, atividades culturais e de promoção da autoestima, além de escuta e acolhimento para as servidoras da Saúde Municipal.

De acordo com a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Mulher da SMS, Sílvia Melo, as atividades realizadas dentro da campanha tiveram um saldo muito positivo e incrementaram as ações da área no município, que haviam sido bastante prejudicadas durante todo o ano de 2020, quando foi registrada uma queda bastante significativa na procura das mulheres por exames e serviços voltados ao cuidado integral à saúde da mulher.

Dra. Sílvia Melo, coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Mulher da SMS. Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS

Segundo o levantamento realizado pela coordenação do Programa, em 2019, foram realizadas 32.044 citologias. Em 2020, esse número caiu para 18.623 exames. Em 2021, foram realizados, até o mês de julho, 13.915 citologias. No que diz respeito às mamografias de rastreamento das mamas, os dados também apresentaram redução devido à pandemia. Em 2019, foram feitos 15.940 exames, contra 11.411 em 2020. E até julho deste ano, 6.243 mulheres haviam realizado o exame preventivo das mamas.

“A campanha deste ano teve como slogan a frase ‘Sua melhor amiga é a prevenção’, justamente para estimular esse autocuidado, que foi deixado de lado por muitas de nós na pandemia, colocando nossas usuárias em risco e distantes, principalmente, de um diagnóstico precoce. Lançamos a semente e nosso objetivo é fortalecer cada vez mais o cuidado integral à mulher, melhorando todos os aspectos de sua saúde”, reforça a coordenadora Sílvia Melo.

Para a coordenadora de Programas Estratégicos da SMS, Camila Moura, as ações executadas na campanha pelas áreas técnicas e equipes de Atenção Básica ainda vão gerar resultados nos próximos meses, pois a procura das usuárias foi além das expectativas. Ela reitera não ter dúvidas de que o município vai atingir as metas do Ministério da Saúde para a realização de mamografias e reforçar que, com prevenção e tratamento, é possível vencer esse agravo.

“Já conseguimos detectar este ano um discreto crescimento da procura por esses exames e acreditamos que, com as ações do Outubro Rosa, vamos conseguir de fato melhorar a qualidade de vida e a saúde dessas mulheres”, frisou.

Cássia Oliveira – Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar