Outubro Rosa: Unidade de saúde São José promove ações de encerramento da campanha

Programação contou com rodas de conversas e palestras sobre a prevenção do câncer de mama e câncer Bucal

As ações em alusão à campanha Outubro Rosa, de prevenção e tratamento precoce do câncer de mama para usuárias de unidades de saúde de Maceió estão chegando a sua fase final. Nesta quinta-feira (28), a Unidade de Saúde da Família (USF) São José, que abrange as equipes do Canaã e Santo Amaro, desenvolveu atividades em alusão à prevenção do câncer de mama e câncer bucal. 

Ações em alusão ao Outubro Rosa no USF São José. Foto: Ascom SMS

Durante as dinâmicas, houve rodas de conversas sobre a prevenção e tratamento precoce do câncer de mama; palestra sobre direitos da pessoa com câncer, ministrada pela assistente social Iranir de Oliveira; palestra sobre  prevenção e tratamento precoce de câncer de mama, ministrada pela enfermeira Joseane Basilio; palestra educativa para a prevenção do câncer bucal, ministrada pela dentista Ana Luiza de Andrade; palestra sobre orientação de higiene oral para gestantes e bebês, ministrada pela dentista Micheli Tenório Lins e entrega de brindes. 

Para a gerente da USF São José, Aline da Silva, a programação do Outubro Rosa é fundamental para que as mulheres tomem ciência da importância da prevenção e do cuidado com a saúde. 

“A unidade está de braços abertos para os usuários, independente do mês, mas a campanha fortalece a necessidade do cuidado com a saúde da mulher”, destaca.

De acordo com a assistente social Iranir de Oliveira, foram destacadas, na reunião, as leis da pessoa com câncer.

“Eu falei sobre todas as leis da pessoa com câncer para que os usuários e usuárias da unidade saibam quais são seus direitos. Eu destaquei, por exemplo, a lei dos 30 e 60 dias, a lei da reconstrução mamária, auxílio doença, aposentadoria por invalidez, entre outras”, explicou.

Iranir de Oliveira, assistente social, falou sobre os direitos da pessoa com câncer. Foto: Ascom SMS

A dentista Ana Luiza de Andrade, destacou o objetivo da ação. 

“Nosso objetivo foi conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de boca. Informamos para a população que o tratamento precoce é imprescindível para o sucesso no tratamento. Além disso, orientamos os usuários sobre como fazer o autoexame bucal, sobre a higienização correta e autocuidados”, afirma.

Equipe de odontologia do USF São José e usuários na ação de prevenção ao câncer de boca. Foto: Ascom SMS

Amanda Ferreira (estagiária) / Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Fechar