Parques de Maceió receberam mais de 30 instituições no mês de outubro

Agendamento para visitas guiadas pode ser feito através de e-mail ou WhatsApp

Durante o mês de outubro, o Parque Municipal, situado em Bebedouro e o Parque do Horto, na Gruta de Lourdes (endereços ao final do texto) receberam mais de 30 instituições, entre escolas, universidades, ONGs e órgãos públicos para visitas guiadas. Ao todo, mais de 1.200 jovens e adultos frequentaram os locais e conheceram as belezas naturais das reservas nesse período.

Mais de 30 instituições visitaram os parques da capital. Foto: Ascom Sudes
Mais de 30 instituições visitaram os parques da capital. Foto: Ascom Sudes

A visita guiada consiste em um tour pelas dependências dos Parques, conduzido por um funcionário da reserva e agendada com antecedência por um responsável pela instituição. Nela, é possível aprender sobre a fauna e flora do local, conhecendo estruturas como o Museu ou o Projeto Livros Livres, que ficam no Parque Municipal. Outras opções estimadas pelos visitantes são o Lago do Jacaré e área para piquenique.

De acordo com Rafaela Brito, coordenadora dos parques, o Projeto Parque nas Escolas foi decisivo para aumentar o interesse de instituições de conhecerem as reservas.

“Estamos tendo um retorno muito positivo principalmente das escolas que participaram do projeto. Primeiro levamos um pouco do parque até elas e com isso despertamos o interesse desses estudantes em visitar a reserva”, disse.

Rafaela Brito realiza o plantio de uma árvore em uma escola atendida pelo Projeto Parque nas Escolas. Foto: Ascom Sudes
Rafaela Brito realiza o plantio de uma árvore em uma escola atendida pelo Projeto Parque nas Escolas. Foto: Ascom Sudes

O Projeto Parque nas Escolas abriu as inscrições no início de setembro e visitará, até novembro, diversas instituições da capital levando conhecimento sobre os parques até os estudantes. As inscrições para o projeto já se encerraram e retornam apenas no próximo ano.

“O projeto foi muito interessante e queremos repetir a dose. No entanto, quando as instituições vem até os parques, percebemos que as pessoas ficam mais encantadas pela proximidade com a natureza. E é esse feedback que nos motiva a trazer a população para visitar essa área de preservação, um local de lazer e turismo ecológico”, completou a coordenadora.

Crianças tem contato direto com a natureza, além de aprender sobre o assunto. Foto: Ascom Sudes
Crianças tem contato direto com a natureza, além de aprender sobre o assunto. Foto: Ascom Sudes

Para fazer o agendamento, um responsável pela instituição deve entrar em contato através do e-mail parquesdemaceio@gmail.com ou WhatsApp 98801-3651, com no mínimo cinco dias de antecedência, e solicitar o formulário para preenchimento dos dados e calendário com datas disponíveis. No momento, grupos de até 50 pessoas podem realizar a visita guiada.

Endereço dos parques:

Parque Municipal – R. Marquês de Abrantes, s/n – Bebedouro

Parque do Horto – Av. Fernandes Lima, 4023 – Gruta de Lourdes

Alexandre Vieira / Ascom Sudes

Botão Voltar ao topo
Fechar