Plataforma Desafio MCZ é lançada em busca de soluções inovadoras para a cidade

Cidadãos serão desafiados a contribuir com ideias que otimizem o serviço público

Criar mais uma maneira de compartilhar os desafios da gestão e permitir que soluções propostas pela população sejam efetivadas. Estes são os objetivos do site DESAFIO MCZ, criado pela Prefeitura de Maceió e lançado logo na abertura do Trakto Marketing Show 2021, que acontece no Centro de Convenções Ruth Cardoso. O Município prevê o reconhecimento e prêmios para quem contribuir com soluções inovadoras para a cidade.

No Desafio MCZ serão lançados editais envolvendo diferentes áreas de inovação. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A plataforma é uma iniciativa do Programa Inovação Aberta para a Transformação Digital de Maceió (Inovaberta) e surge como uma ponte entre a gestão municipal e o cidadão. Lá, serão disponibilizados todos os editais de chamamento lançados pelo Município envolvendo diferentes áreas de inovação.

Com a página, será possível conhecer e propor os desafios para fazer de Maceió o local que todos querem, inserida no contexto de cidade mais inteligente, levando em consideração que esta é uma das missões da administração do prefeito JHC.

O portal de desafios centraliza, essencialmente, ações trabalhadas dentro do programa de inovação e garante fluxo adequado de trabalho para cada ação de maneira digital.

O secretário municipal de Governança, Antonio Carvalho frisa que uma cidade inteligente não é fundamentada sem a participação do cidadão, além da integração entre o setor público, a Academia, o setor produtivo e o terceiro setor.

“O portal trará desafios, com reconhecimentos e prêmios, àqueles que ajudarem o poder público a resolver problemas que impactem na melhoria da qualidade de vida da população em quatro grandes eixos. Será um processo de inovação aberta, integrativo e que leva em consideração aquilo de mais importante que nós temos: os cidadãos e cidadãs de Maceió”, pontuou o secretário.

No “desenvolvimento humano”, a proposta é melhorar os serviços essenciais para a vida dos maceioenses, incluindo a segurança alimentar, infraestrutura urbana, saúde e educação.

Em “desenvolvimento econômico”, são lançados desafios para o avanço em assuntos relacionados à economia circular e criativa, além de tudo que envolve o empreendedorismo em Maceió.

No eixo dos “destinos inteligentes”, os desafios visam o turismo, o esporte, o lazer e a cultura na cidade. Bem servida com algumas das praias urbanas consideradas as mais belas do Brasil, a cidade é um dos destinos preferidos dos visitantes.

Por fim, a plataforma apresenta a gestão “CPC” – sigla de Compartilhada, Participativa e Colaborativa. Neste eixo, o desafio é lidar com as necessidades políticas e tecnológicas para uma gestão mais eficiente e aberta.

Todas as sugestões serão catalogadas de acordo com os eixos do Programa InovAberta e farão parte do banco de soluções da Prefeitura.

Thiago Gomes/Secom Maceió

Botão Voltar ao topo
Fechar