Políticas Sociais reforçam aproximação do município com projetos sociais nas comunidades

Na parte alta, Santa Maria em Ação atende a crianças e adolescentes com diversas atividades
Foco principal do projeto é o desenvolvimento de atividades esportivas. – Foto: Ascom SMG

A aproximação com às comunidades e projetos de inclusão nos bairros com maior vulnerabilidade social em Maceió têm sido um dos focos da Secretaria Municipal de Governo (SMG), por meio de ações promovidas pela Assessoria de Políticas Sociais. 

Em diversas áreas, organizadores de projetos sociais destacam suas demandas para estreitar o envolvimento do Poder Público e garantir uma maior assistência para todos envolvidos. Um desses projetos é o Santa Maria em Ação, que fica localizado no Conjunto Santa Maria, no bairro Cidade Universitária.

O projeto foi criado em 2017 e conta com o apoio de voluntários da própria comunidade, além de alguns parceiros que realizam diversas atividades recreativas, culturais, esportivas e musicais com crianças e adolescentes.

“O projeto nasceu da vontade de comemorarmos em nossa rua o dia das crianças. Saímos arrecadando com os comerciantes locais e os vizinhos mais próximos doações e todo tipo de ajuda necessária para realização”, lembra a idealizadora do projeto Edilane Santos.

Para manter o funcionamento do projeto, os membros utilizam quadra de esportes, as ruas e a Praça Central do Conjunto para desenvolver as atividades. A sede funciona atualmente improvisada na residência de um dos membros. 

O secretário municipal de Governo, Francisco Sales, ressalta que devido à alta vulnerabilidade social em Maceió, modelo de projetos como Santa Maria em Ação tornou-se comum dentro das comunidades e que precisam da presença do Poder Público para manter suas atividades.

“Esse diálogo com as comunidades tem sido fundamental para fortalecer a execução das políticas públicas nas áreas mais carentes. Temos vários projetos desse mesmo modelo espalhados pela cidade e o município pode chegar com uma maior presença incentivando a continuidade”, afirmou Francisco Sales.

Foto: Ascom SMG

Para Rafaela Cardoso, Assessora de Políticas Sociais, o Poder Público vem buscando esse alinhamento com os projetos sociais que desenvolvem trabalhos voluntários nas comunidades para conseguir dar maior fluidez aos serviços que o município disponibiliza e, com isso, ofertar a estrutura pública para o desenvolvimento das atividades. 

O Projeto Santa Maria em Ação desenvolve atividades como futebol, capoeira, dança, música, palestras e encontros sobre acolhimento e diálogo com crianças e adolescentes. “Nossa comunidade sofre como muitos bairros, por conta das drogas e nossa maior arma é esse projeto, no qual sentimos orgulho em hoje poder contar com a presença da Prefeitura nos dando o apoio para tocarmos em frente, trazendo uma esperança grandiosa”, disse Edilane Santos.

André Serafim – Ascom SMG

Botão Voltar ao topo
Fechar