Prédio com risco de desabamento no Pinheiro será demolido nesta quarta (19)

Prédio apresenta risco de desabamento devido a danos estruturais causados pelo afundamento do solo
Edifício Hermon. Reprodução: Google Street View

Um edifício de três andares com risco de desabamento no bairro do Pinheiro será demolido nesta quarta-feira (19), a partir das 8h. A demolição do edifício Hermon será realizada por empresa especializada contratada pela Braskem, através de Termo de Cooperação com o Município, e atende solicitação da Defesa Civil de Maceió, uma vez que há risco para a população que transita pelo entorno.

A edificação, com oito apartamentos, está localizada na Travessa Francisco Freire Ribeiro, no bairro do Pinheiro, área afetada pelo afundamento de solo provocado pela atividade de mineração – segundo relatório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

De acordo com o relatório de inspeção predial, “a edificação apresenta risco iminente de desmoronamento, a julgar pelas características das lesões identificadas nos seus elementos estruturais, associado à supressão aleatória de algumas paredes”.

Fotos da estrutura do edifício, apontam rachaduras e o esmagamento de paredes do prédio que ainda estão em evolução, o que aponta para o risco iminente de desabamento.

O edifício Hermon tem recomendação de realocação pela Defesa Civil de Maceió desde 2019, quando o prédio foi inserido no Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias. 

Os moradores passaram a ser atendidos pelo Programa de Compensação Financeira da Braskem após termo de acordo firmado entre a mineradora e os órgãos de controle.

Botão Voltar ao topo
Fechar