Prefeitura conhece iniciativas para aperfeiçoar limpeza urbana de Maceió

Representantes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) estão em Brasília conhecendo projetos e técnicas que possam ser aplicadas em Maceió para aperfeiçoar o serviço de limpeza urbana.

A comitiva, formada pelo superintendente de Desenvolvimento Sustentável, Ivens Tenório; o assessor especial, Robert Wagner; e o assessor técnico, Felipe Farias; esteve nesta quarta-feira (19) na sede do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU-DF). Durante a reunião, conheceram o funcionamento do Sistema de Gestão Integrada (SGI), em termos de construção e dinâmica dos modos de funcionamento de módulos como o de pesagem, no qual, além da inserção dos registros das pesagens dos serviços de coleta e remoção de resíduos, é feito o gerenciamento dos núcleos, chefes de núcleos, balanças, entre outros.

A reunião serviu para apresentar o Sistema de Gestão Integrada (SGI) do SLU. Foto: Ascom SLU-DF

Ivens Tenório, superintendente da Sudes, destaca o aprendizado sobre o sistema e a possibilidade de trazer a ideia para Maceió. “Estou impressionado com o que nos foi apresentado e aproveitando para adquirir bastante conhecimento para levar ideias inovadoras para Maceió, melhorando nosso serviço de limpeza urbana”, disse.

O assessor especial da Sudes, Robert Wagner, acrescentou que tudo que for benéfico a população deve ser aproveitado. “A gente sempre busca melhorar de alguma forma os serviços disponibilizados pela Prefeitura. Então, quando somos apresentados a um projeto como esse, temos certeza que isso pode acrescentar no trabalho que já realizamos”, afirmou.

Representantes da Prefeitura de Maceió se reúnem no SLU-DF. Foto: Ascom SLU-DF
Representantes da Prefeitura de Maceió se reúnem no SLU-DF. Foto: Ascom SLU-DF

“Após essa troca de experiências, é possível que a reunião traga frutos de desenvolvimento de técnicas mais elaboradas na gestão de resíduos no estado de Alagoas e no Distrito Federal, já que cada um apresentou o que tem de melhor sobre o assunto”, completou o assessor técnico Felipe Farias.

No SLU-DF, eles foram recebidos pelo Diretor-Presidente do órgão, Silvio Vieira, pela titular da Diretoria de Gestão Tecnológica (Diget), Fabiana Ribeiro Guimarães, e equipe técnica.

Nos próximos dias, os representantes de Maceió também conhecerão unidades operacionais do SLU como a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), o Aterro Sanitário de Brasília em Samambaia (ASB) e o Complexo de Reciclagem do DF da Sema, para extrair novas técnicas no tratamento de chorume e resíduo domiciliar. O retorno à Maceió está programado para esta sexta-feira (21).

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

Botão Voltar ao topo
Fechar